Cantor Nattan anunciou que vai dar uma pausa de alguns dias na carreira para tratar uma infecção por H.pylori que causou outros problemas
Nessa segunda-feira (1º/1), o cantor Nattan anunciou que irá fazer uma pausa de alguns dias em sua agenda de shows por conta de uma infecção pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori). Ele foi diagnosticado há três meses e, por conta do tratamento com antibióticos, ele teria desenvolvido refluxo gastroesofágico. O quadro causou um edema em suas cordas vocais.
A H.pylori é uma bactéria extremamente comum, presente em cerca de 60% da pupulação mundial. Ela fica no estômago, onde sobrevive apesar da acidez do suco gástrico. O patógeno nem sempre causa sintomas, mas pode ser responsável por indigestão, gastrite e úlcera. Em quadros mais graves, pode levar ao desenvolvimento de câncer de estômago.
Principais sintomas da H.pylori
De acordo com o Hospital Albert Einstein, os principais sintomas da infecção são:
- Dor estomacal ou intestinal;
- Sensação de queimação na barriga;
- Diminuição do apetite;
- Emagrecimento progressivo;
- Enjoo e vômito;
- Sensação de estufamento;
- Presença de arrotos frequentes;
- Fezes com a presença de sangue.
O tratamento da infecção envolve o uso de protetores gástricos e antibióticos. Os sintomas também podem ser amenizados com uma alimentação controlada.
Apesar de muito comum, é possível evitar a contaminação pela H.pylori. Para se prevenir, as melhores dicas são relativas à higiene: lave as mãos antes de se alimentar e após usar o banheiro, evite compartilhar talheres com outras pessoas e higienize os alimentos antes de comer.
METROPOLES