O mercado mudou, e agora?


Do analógico ao digital. Como profissionais estão driblando a competitividade do mercado e influenciando cada vez mais seu público-alvo

O advento da tecnologia, as novas demandas da sociedade, os anseios profissionais das gerações mais jovens. Todas essas mudanças estão redefinindo os padrões do mercado de trabalho na atualidade. A era da informação traz consigo não apenas transformações no cenário econômico, mas, principalmente, na maneira como as relações interpessoais são geridas.

Estima-se que cerca de 80% dos empregos atuais irão acabar. Novos postos surgirão e muitos profissionais terão que se reinventar para sobreviverem em meio a este cenário. Desenvoltura ao comunicar, capital relacional, equilíbrio emocional e influência digital. Estes são alguns dos novos pré-requisitos para construir uma carreira de sucesso nos dias atuais.
Para driblar a concorrência e conseguir se destacar frente aos demais profissionais, surge o Personal Branding, um processo de autoconhecimento e posicionamento de marcas pessoais no mercado. Sem dúvida alguma, um dos principais pontos de diferenciação, visto que conhecimento e competências são pré-requisitos e, não mais, vantagens competitivas.

Através das mídias digitais, temos hoje a democratização do acesso e disseminação de informações. E quando se fala sobre a importância das marcas pessoais bem projetadas, é válido ressalvar o seu conceito, qual seja, uma imagem pública transparente, influente e atraente.
Profissionais que antes eram anônimos, hoje tornam-se “celebridades”. Não por serem, necessariamente, mais competentes que os demais, mas por compreenderem que seu nome é o principal ativo. O conceito eu sou a empresa, eu sou a marca, delibera ações efetivas com objetivos claros: apresentar ao mercado uma imagem pessoal que verdadeiramente o
representa, de forma aprimorada, através de métodos de comunicação hábeis que transmitem à mente do seu público-alvo duas informações relevantes: quem é aquele profissional e qual a sua especialidade.
De acordo com Kênia Raissa, jornalista e estrategista em marcas pessoais,
autenticidade e congruência são pontos inegociáveis ao planejar marcas pessoais de forma estratégica. “Todos nós temos uma história de vida, uma bagagem de conhecimentos, experiências, relacionamentos. Isso é o que nos torna únicos, incomparáveis, exclusivos.

Quando sabemos ressaltar nossos pontos altos e comunicá-los ao mercado, posicionamos nossa marca pessoal na mente das pessoas”. Ao criar relacionamento com seu público, tornando-se uma das suas principais fontes de influência, três benefícios diretos começam a acontecer:

  • Atração de novos clientes, visto que a venda será consequência de um trabalho que agregue
    valor e conteúdo;
  • Elevar seu valor de mercado, ampliando sua renda ao receber mais pela venda dos mesmos
    produtos ou serviços;
  • Criar um fluxo constante de indicações.

Cinco passos práticos para diferenciar sua Marca Pessoal no mercado:

1- Tenha uma Proposta de Valor. Ao definir seu propósito, combinando suas maiores habilidades com uma paixão, você irá engajar pessoas ao seu projeto e expandir além dos limites geográficos;
2- Posicione-se como um especialista no mercado. Quanto mais segmentado seu nicho for, maiores as chances de sucesso e reconhecimento profissional;
3- Alinhe toda sua estrutura de comunicação, verbal e não verbal. Postura, discurso, vestimenta, estilo, identidade visual… Tudo isso comunica;
4- Trabalhe sua visibilidade através das mídias digitais. Lembrando que presença digital não é postar aleatoriamente. Requer conexão entre as diversas redes e alinhamento de estratégia e comunicação;
5- Desenvolva ações para diferenciá-lo como uma autoridade no mercado. Palestras, artigos, geração de conteúdo através das redes sociais e, quem sabe, até um livro. Tudo isso confere credibilidade e reforça a reputação do profissional no mercado.

Mulheres que Marcam

Na próxima quinta-feira, dia 22/08, será realizada a 2ª Edição do Encontro Mulheres que Marcam. O objetivo deste movimento é promover conteúdo especializado na área de Comunicação e Imagem para empreendedoras da nossa Cidade. Na ocasião, as jornalistas e empreendedoras Erika Zuza e Kênia Raissa irão trabalhar, respectivamente, os temas Reputação nas Mídias Digitais e O Poder da Imagem Pessoal. O treinamento inicia às 19h e será uma imersão para quem desejar fortalecer sua marca pessoal no mercado, além de promover a conexão entre as participantes.
Segundo Kênia Raissa, a idealizadora do movimento, o Encontro Mulheres que Marcam surgiu com o intuito de contribuir com o empreendedorismo feminino, com foco em levar conhecimento de forma teórica e prática em uma das áreas mais carentes do mercado, que são as estratégias de comunicação nos mundos online e off-line.

O valor da inscrição é simbólico, apenas R$ 30,00. O treinamento acontecerá no Auditório do Empresarial Tirol Way Office.
Segue o link para Inscrições Online:
https://www.sympla.com.br/mulheres-que-marcam__585949.

Kênia Raissa
(84) 9 9127-8898

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