O que posso fazer para me prevenir do câncer de mama?


Outubro Rosa – Instituto de Radiologia e Centro de Patologia

O câncer de mama tem várias causas, desde fatores genéticos e hereditários, até aqueles relacionados com a parte hormonal e os ambientais e comportamentais.

Falar em prevenção significa também lembrar que devemos evitar alguns fatores que podem aumentar os riscos de as mulheres terem câncer de mama. O câncer de mama tem múltiplas causas. Enquanto os fatores genéticos/hereditários, por exemplo, não podem ser modificados, é possível atuar sobre os fatores ambientais e comportamentais.

Você sabia que a adoção de algumas medidas ajuda na prevenção do câncer de mama? E como pode ser feita prevenção? Por meio de mudanças de hábitos, como dar preferência a uma alimentação saudável, praticar atividades físicas regularmente, manter o índice de massa corporal (IMC) adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.Isso tudo é importante, assim como realizar acompanhamento médico e fazer os exames de rastreamento periodicamente.

Dicas para adotar no seu dia a dia e prevenir o câncer de mama:

  1. Limite no consumo de álcool
  2. Controle de peso

Pessoas com sobrepeso ou obesas apresentam maior risco de câncer de mama, especialmente após a menopausa, quando a maior parte do estrogênio feminino vem do tecido adiposo (isso leva a níveis mais altos de estrogênio, que podem causar câncer de mama.).

  1. Alimentação saudável

Procure comer porções de vegetais e frutas por dia. Procure fontes de proteína magras e evite alimentos processados. Consulte um nutricionista para construir uma dieta personalizada para a sua rotina!

  1. Exercício físico regular com acompanhamento profissional

A inatividade pode aumentar o risco de câncer. A cada semana, faça 150 minutos de exercícios moderados (50% a 70% da semana cardíaca máxima) ou 75 minutos de exercícios vigorosos (70% a 85% da freqüência cardíaca máxima. Consulte um preparador físico antes de iniciar os treinos!

  1. Amamentação

Estudos têm demonstrado que a amamentação, especialmente por mais de 18 meses, pode reduzir o risco de câncer de mama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *