Ocupação de leitos críticos para COVID-19 no RN ultrapassa os 70%


A taxa de ocupação para leitos críticos específicos para o tratamento da COVID-19 segue em crescimento. Os números da manhã desta terça-feira (9) dão conta que o indicativo ultrapassou os 70%, com 178 pacientes internados em leitos intensivos ou semi-intensivos para tratamento da infecção.

Os dados são retirados da plataforma Regula RN, , sistema da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) que monitora em tempo real a situação de entradas e saídas de pacientes das unidades hospitalares potiguares. Além do número de leitos ocupados, 65 estão disponíveis )25,59%) e 11 estão bloqueados (4,33%).

O número de internações nos leitos clínicos também segue crescendo. Enquanto na manhã desta segunda-feira o número de leitos ocupados e disponíveis era igual (147), nesta terça-feira o número de leitos ocupados saltou para 162, uma ocupação de 52,43%. Três pacientes aguardam uma vaga em leito clínico e 13 por uma vaga em leitos críticos.

Regionalização

Pelo segundo dia consecutivo, a região metropolitana segue com taxa de ocupação acima de 80%. O indicativo desta manhã dava conta de uma ocupação de 80,5% dos leitos de UTI ou UCI da Grande Natal. O Seridó aparece logo atrás com 74,3% de ocupação de seus leitos e o Oeste está com 61,3%.

Quatro hospitais estavam com 100% de ocupação até o fechamento da reportagem: Hospital de Campanha de Natal e Hospital Rio Grande (Natal), Hospital Lindolfo Gomes Vidal (Santo Antônio) e Hospital Maternidade Divino Amor (Parnamirim).

Em nota, a Sesap informou que está ciente da ocupação elevada dos leitos de UTI no Estado e que o cenário está sendo avaliado pela equipe técnica que estudar o caso internamente. Por essa razão, nenhum representante da secretaria se pronunciou sobre o assunto ou se cogita ampliar as medidas restritivas para conter a ocupação dos leitos, principal medidor que alerta para um possível colapso no sistema de saúde.

Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *