Os cuidados com o coração devem começar ainda na infância


 As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo todo. Alguém já imaginou que a prevenção desse processo deve começar na infância? Pois é verdade!

O acúmulo de gordura nas artérias é um processo progressivo que já pode iniciar desde a vida intrauterina e progredir da infância até a vida adulta com a dislipidemia, que é o aumento de gorduras no sangue, acelerando assim a sua evolução. 

Podemos dizer que a doença cardiovascular pode ser evitada com mudança de estilo de vida, por isso é tão importante corrigir o erro alimentar e definitivamente alterar a história natural da doença.

Os principais tipos de dislipidemias são o colesterol alto e o triglicérides alto e são identificados através do exame de sangue em jejum. Os valores aceitáveis para crianças são diferentes dos valores normais para adultos.

Dra. Taísa Macedo Endocrinologista pediatra @taisamacedonatal

A investigação da dislipidemia nas crianças se realiza a partir da avaliação de antecedentes familiares de doença cardiovascular, dislipidemia, diabetes, obesidade, hipertensão e tabagismo.

         A partir de 10 anos, deve ser realizada uma triagem universal, mesmo que não haja queixas ou antecedentes de doença cardíaca na família, pois muitos adultos desconhecem seus níveis de colesterol. Antes dessa idade, apenas se houver casos de infarto ou AVC em adultos na faixa etária entre 50-60 anos. 

A identificação precoce da dislipidemia, associada à mudança no estilo de vida e ao tratamento medicamentoso pode atenuar o risco cardiovascular na vida adulta. Já existem medicamentos liberados para a faixa etária pediátrica e quando bem indicados impedem ou atenuam muitos problemas na vida adulta.

 

Clínica Ami Personali- Praça Augusto Leite, 656 Tirol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *