Mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Outubro Rosa , na Liga Contra o Câncer, traz novidades. Neste ano, além das ações nas unidades, a instituição também vai realizar a primeira edição do BT do Bem, campeonato solidário de beach tennis, que acontece entre os dias 9 e 12 de outubro, no BT Prime 4661.
A competição, que tem chancela da Federação Norte Riograndense de Beach Tennis, é voltada para atletas profissionais e amadores e deve reunir cerca de 300 participantes, divididos em 35 categorias. O objetivo é difundir a importância da prática esportiva e dos bons hábitos de saúde na prevenção da doença.
“A Liga tem como causa ‘combater o câncer transformando vidas’ e nesse ano nos juntamos com a federação para o primeiro torneio BT do Bem. Toda a renda arrecadada no evento será destinada para as nossas pacientes carentes com câncer de mama”, explica a médica Karla Emerenciano, coordenadora de experiência do paciente da Liga.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do link https://letzplay.me/CBBT-FNBT/tourneys/44083.
Câncer de Mama
Tipo de câncer mais comum entre as mulheres. A causa da doença é multifatorial e pode incluir aspectos genéticos, histórico familiar, menarca antes dos 12 anos e menopausa após os 55 anos, além de fatores relacionados ao estilo de vida, como sedentarismo, obesidade, e consumo de álcool.
Neste ano, o Ministério da Saúde diminuiu para 40 anos a idade para o acesso à mamografia através do Sistema Único de Saúde (SUS), mesmo que não haja sinais ou sintomas da doença.
Segundo Diana Taissa, médica mastologista da Liga, a mudança na idade de rastreio é muito importante para a identificação precoce da doença, já que cerca de 30% dos casos acometem mulheres com menos de 50 anos. “Essa mudança é um ganho para a população. A cada cinco mulheres diagnosticadas com a doença, uma não tem fator de risco, por isso a importância desse rastreio, já que identificar o câncer precocemente está diretamente ligado às chances de cura”, explica.