Pandemia X Dores na coluna: como a má postura no home office tem impactado na saúde dos brasileiros.


Desde o início da pandemia pela Covid-19, é perceptível nos consultórios médicos a procurapor tratamento na coluna. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a dor nesta região é a segunda maior fonte de reclamação das pessoas.

O mundo virou do avesso com a pandemia docoronavírus, e inevitavelmente acarretou uma drástica mudança em nossos hábitos de vida. Umadelas foi a adoção do home office, iniciado em 2020, no período do isolamento mais severo, e que até hoje perdura com esse formato em algumas empresas. Esta foi a saída encontrada para continuarmos produtivos e não pararmos. Com isso, experimentamos o “novo normal”, onde em um mesmo ambiente tudo seria condensado em um espaço destinado ao trabalho, descanso e lazer.

O que não foi diferente para o corretor de imóveis potiguar, Thiago Pereira (31), que passou a desempenhar suas atribuições sem sair de casa, ficando horas em frente ao computador, nem sempreda melhor maneira, como ele mesmo explica.

Passava horas na frente do computador, sentado de qualquer jeito, às vezes deitado. Porém a ‘conta’ veio logo em seguida, com as terríveis dores nas costas que me paralisaram”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, ador na coluna é a segunda maior fonte de reclamação das pessoas. Segundo essasestimativas 85% da população viverá ao menos um episódio de dor na coluna ao longo da vida e uma das causas desse problema tem relação direta com a postura.

De acordo com o fisioterapeuta, Dr. Cleber Mahlmann, gestor da clínica Doutor Hérnia Natal, a má postura durante o trabalho é responsável pela fadiga, aparecimento de escoliose e hiperlordose e até dores de cabeça em virtude do estresse que a musculatura adquire pela tensão sofrida.

É muito importante ficar atento e alerta para sinais como: dormência e formigamento nos braços e pernas, perda de força e dor que perdura por mais de três semanas. Com a presença desses sinais é muito importante buscar um especialista para avaliação e tratamento”.

O fisioterapeuta destaca ainda, o aumento de pacientes que procuram a clínica com problemas na coluna decorrentes da combinação das más posturas e o sedentarismo.

Esse foi o caso de Thiago, que vivenciou várias crises na coluna, até que se viu completamente travado, impossibilitado de exercer suas atividades diárias. “Penei muito até descobrir o tratamento adequado, foi quando soube por um amigo da chegada da Doutor Hérnia a Natal. Estava cansado de idas e vindas a médicos, uso de remédios caros e sem o resultado esperado. Era mais uma chance de ficar bem e voltar a ter uma vida ativa”.

O protocolo aplicado no caso de Thiago, como em qualquer paciente da Doutor Hérnia, passa por uma avaliação prévia realizada pelo fisioterapeuta. No caso do corretor, o tratamento indicado foi o protocolo longo, com finalização em três

meses, e um pós com orientações a serem seguidas, entre elas: a prática regular de exercícios, alongar-se antes e depois das atividades, realizar a ingestão de líquidos, entre outros.

“Não quero mais passar pela dor que enfrentei no passado, agora me considero uma nova pessoa, muito mais disposta, inclusive voltei para atividade física e tenho seguido as orientações recebidas na clínica. Digo para todos que na Doutor Hérnia encontrei um novo Thiago, livre das dores e com qualidade de vida”, enfatiza Pereira.

Então, quais seriam essas dicas simples de serem adotadas, que nós leitores podemos seguir desde agora?

O ideal para uma boa postura sentada é ter o quadril no fundo da cadeira e os pés apoiados no chão.
O mobiliário torna-se também um importante aliado, então é muito importante a escolha de uma boa cadeira, mesa em altura apropriada, descanso de pés, sem esquecer do intervalo para mudançade postura.
Ingestão de líquidos é extremamente importante para o nosso corpo e coluna.
Saiba mais:

A Doutor Hérnia é uma empresa referência no Brasil e América Latina no tratamento de coluna, sem cirurgia. São mais de 25 anos no mercado com técnicas exclusivas no Brasil de renomadas instituições do mundo como: Harvard MedicalSchool, Hospital Beth Israel, dentre outras. Os tratamentos e protocolos estabelecidos resultando numa eficácia de resultado de mais de 95%.

A Doutor Hérnia apresenta tratamento para hérnia de disco lombar, cervical, tratamentos posturais e tratamento para abaulamento e protusão discal.Conheça-nos e resgaste a saúde da sua coluna. Agende sua avaliação pelo WhatsApp: (84) 99951-0698.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *