Perda de músculo: especialista revela os 3 sinais de que você está emagrecendo muito rapidamente


Dentre eles está o cansaço extremo, o qual diminui a resistência do corpo e causa lentidão

Muitas pessoas associam a perda de peso saudável apenas à diminuição dos quilos quando se pesa em uma balança. Contudo, assim como a gordura presente no corpo, a massa muscular também pode ser afetada pelo emagrecimento acelerado.

O pesquisador Nick Fuller, especialista em tratamento para a obesidade e doenças metabólicas pela Universidade de Sydney, na Austrália, explica que a redução dos músculos do corpo também desacelera o metabolismo. O que, por consequência, afetará a perda de peso.

“Quando fazemos dieta para perder peso, criamos um déficit calórico, onde nossos corpos não obtêm energia suficiente dos alimentos que comemos para atender às nossas necessidades energéticas. Nossos corpos começam a quebrar nossa gordura e tecido muscular para obter combustível. (…) Uma diminuição na massa muscular que queima calorias desacelera nosso metabolismo. Isso rapidamente desacelera a taxa em que perdemos peso e impacta nossa capacidade de manter nosso peso a longo prazo”, escreve em artigo para o site The Conversation.

Ele indica que as principais ferramentas para calcular se alguém está perdendo massa muscular são o exame chamado varredura de absorciometria de raio-X de dupla energia (DXA) e as balanças “inteligentes”.

“No entanto, a precisão dessas escalas é questionável. Felizmente, existem três sinais gratuitos, mas com comprovação científica, de que você pode estar perdendo muita massa muscular quando faz dieta”, indica o pesquisador.

Perda de peso maior do que o esperado a cada semana

Segundo Fuller, o primeiro sinal é de que a perda de peso é maior que o esperado, cerca de mais de um kg por semana, provavelmente levará a um déficit de massa muscular.

“A perda de peso lenta preserva melhor a massa muscular e geralmente tem o benefício adicional de maior perda de massa gorda”, observa.

Cansaço extremo

O segundo sinal a se observar é o cansaço extremo. Ele pode se manifestar na dificuldade para fazer atividades, sensação de estar mais lento ou com menor resistência.

“É outro forte sinal de que você está perdendo músculos. Pesquisas mostram que a diminuição da massa muscular pode impactar negativamente o desempenho físico do seu corpo”, ressalta.

Mau humor constante

Outro sinal é o mau humor constante. Em pesquisas envolvendo a perda de massa muscular foi descoberto que ela está associada a uma piora na saúde mental.

“Isso parece resultar da relação entre baixa massa muscular e proteínas chamadas neurotrofinas, que ajudam a regular o humor e os sentimentos de bem-estar”, explana Fuller.

JORNAL O GLOBO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *