Pesquisa de interface cérebro-computador ganha mais um prêmio nacional 1


Paulo Pinheiro e Paiva Rebouças de CCET e Agecom/UFRN
Gabriel Alves, Ricardo Galvão (presidente do CNPq) e professor Leonardo – Foto: Ascom/MCTI 

Pesquisa de Gabriel Alves Vasiljevic Mendes, doutor em Ciência da Computação pela UFRN, conquistou o terceiro lugar na categoria Mestres e Doutores da 30ª edição do Prêmio Jovem Cientista. A cerimônia de premiação ocorreu na quarta-feira, 12, no Sesi Lab, em Brasília, com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Magnus Galvão.

trabalho, orientado pelo professor Leonardo Cunha de Miranda, do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (Dimap/UFRN), desenvolveu um modelo, uma taxonomia e uma metodologia para jogos de Interface Cérebro-Computador baseados em eletroencefalografia, visando democratizar e sistematizar o acesso a essa tecnologia em contextos como educação e artes. A pesquisa foi desenvolvida junto ao Grupo de Pesquisa em Artefatos Físicos de Interação (Pairg) da UFRN, liderado por Leonardo.

“O principal objetivo do trabalho foi sistematizar e democratizar o acesso às interfaces cérebro-computador, com foco em jogos digitais. Apesar do potencial para reabilitação física, acessibilidade e recuperação de funções motoras em pessoas com deficiência, essa tecnologia ainda é pouco acessível, requer equipamentos caros e longos treinamentos”, disse Gabriel Mendes. “Desenvolvemos jogos de código aberto, usando dispositivos de baixo custo, e criamos um modelo, uma taxonomia e uma metodologia para adaptar jogos ao controle por eletroencefalografia, ampliando seu uso na pesquisa”, completou.

Devido à sua contribuição à área, a pesquisa já havia recebido o prêmio de Melhor Tese de Doutorado do Concurso de Teses, Dissertações e Trabalhos de Graduação em Interação Humano-Computador/Prêmio Junia Coutinho Anacleto, no 22º Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2023), em Maceió. Além disso, conquistou o 1º lugar na categoria Doutorado do Concurso de Teses e Dissertações do 22º Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2023), recebendo o prêmio de Game Design, em Rio Grande/RS.

O trabalho também foi finalista do 36º Concurso de Teses e Dissertações (CTD) do 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2023), ficando entre as seis melhores do país, selecionada a nível nacional entre 43 teses submetidas, e abrangendo todas as subáreas da computação.

Gabriel reforçou que a conquista desse prêmio foi extremamente importante, não só pelo reconhecimento da pesquisa que estão realizando há mais de uma década, mas também por demonstrar que estão no caminho certo e incentivar mais pesquisas na área. “Considero que o prêmio demonstra o potencial do Nordeste de realizar pesquisa de ponta no Brasil, apesar das dificuldades”, afirmou, acrescentando que essa conquista pode inspirar alunos, desde o Ensino Médio até a pós-graduação, a concorrerem em edições futuras do prêmio e impulsionar a ciência brasileira.

Leia a pesquisa na íntegra.

UFRN.BR

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