Pesquisa investiga estilo de vida e saúde mental na graduação


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), juntamente com outras universidades ao redor do mundo, está participando do projeto Estudo sobre estilo de vida e saúde mental do estudante universitário (Unilife-M). Um dos principais objetivos da pesquisa é investigar os impactos do estilo de vida dos estudantes universitários na saúde mental.

Atualmente, a investigação conta com a participação de 65 universidades e consiste na realização de pesquisas por meio de questionários respondidos pelos alunos, abordando estilos de vida ao longo da graduação.

A pesquisa será conduzida em quatro momentos distintos. O primeiro ocorre no início da vida universitária. O segundo, um ano após a coleta inicial de dados. O terceiro, dois anos após o início da graduação. Por fim, o quarto momento será realizado três anos e meio após a primeira coleta de dados. Serão avaliados alguns aspectos, como sono, alimentação, atividade física, entre outros.

Nicole Leite Galvão Coelho, coordenadora do projeto na UFRN, explica a razão da escolha do público-alvo da pesquisa: “Depois da pandemia, houve um aumento de 27% nos casos de depressão no mundo, sendo a parcela de casos de jovens proporcionalmente maior que a de adultos. O impacto nos jovens universitários é ainda maior devido às demandas desse período, como a necessidade de ter uma independência financeira, emocional, uma carga profissional”.

Os calouros interessados em obter mais informações sobre a pesquisa podem acessar o site do projeto Unilife-M ou conferir o perfil @unilife.m no Instagram. A pesquisa pode ser respondida por meio deste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *