Por que algumas pessoas tiram os sapatos sem desamarrar os cadarços? Segundo a psicologia


Muitas pessoas chegam em casa e tiram os sapatos sem passar pelo processo de desamarrar os cadarços. Esse simples ato foi analisado por vários psicólogos ao redor do mundo.

Uma delas é a especialista Olga Albaladejo, que garante que a forma como as pessoas retiram os tênis é uma representação de sua personalidade. A especialista falou com o portal Cuerpo Mente sobre esse tipo de comportamento.

— Pode parecer um gesto insignificante, mas nossos hábitos cotidianos falam de nós mais do que imaginamos. Tirar os tênis sem desamarrar os cadarços não é apenas uma questão de conforto; é um pequeno reflexo da nossa forma de nos relacionarmos com o esforço, o autocuidado e os limites — afirma Albaladejo.

Leia mais no:

Uma das razões pelas quais as pessoas preferem fazer isso é a fadiga. O cérebro humano, às vezes, opta por economizar energia e realiza essas atividades de forma automática.

— Aproximadamente 40% das ações que realizamos todos os dias não são decisões conscientes, mas hábitos automáticos. Nossa mente busca constantemente formas de reduzir o gasto energético em tarefas repetitivas, para reservar recursos para aquelas que realmente o exigem — diz.

Ao chegar em casa depois de um dia de trabalho ou estudo, o cérebro pode deixar de tomar decisões conscientes como essa.

Outra causa desse fenômeno é o chamado “piloto automático”, quando as pessoas se desconectam das ações do presente. Isso pode se tornar perigoso se as pessoas tendem a agir assim ao dirigir ou atravessar a rua.

— Quando o corpo age sem atenção plena, estamos diante de um padrão de desconexão. O gesto é executado, mas não há uma participação consciente nele — explica a psicóloga.

Outras razões

A psicóloga explicou que a cultura da imediatidade também está relacionada a esse tipo de comportamento. Muitas pessoas tiram os sapatos sem desamarrar os cadarços apenas para fazê-lo no menor tempo possível, sem perceber os possíveis efeitos que essa prática pode ter sobre o calçado.

Essa conduta também pode estar ligada a questões de controle. Se alguém sente que não tem domínio sobre a própria vida, pode recorrer a pequenos gestos para se sentir mais livre.

— Se alguém tira os tênis dessa forma de maneira sistemática, isso pode refletir uma relação particular com as normas. Não estamos falando de rebeldia consciente, mas de pequenas liberações nos detalhes — aponta a especialista.

A última explicação é que algumas pessoas fazem isso simplesmente por costume, como um hábito construído ao longo dos anos. No entanto, para a psicologia, o importante “é distinguir se estamos diante de um gesto neutro ou de uma forma de agir que faz parte de um padrão mais complexo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *