Você fica muito tempo sem comer, dorme mal e tem preocupações até demais? Essas são algumas das principais causas da enxaqueca, doença que é a sexta mais incapacitante do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), e atinge 15% da população mundial.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, a enxaqueca é uma doença neurológica, genética e crônica, cuja principal característica é a dor de cabeça latejante, em um ou nos dois lados da cabeça.
“Atualmente já se sabe que a enxaqueca é uma doença de todo o cérebro, em que a tendência genética e o ambiente (gatilhos) interagem o tempo todo”, aponta o órgão.
Sensibilidade à luz, náuseas, vômitos, formigamento e dormências no corpo, tonturas, sensibilidade a movimentos, entre outros, são sintomas. Diferente da dor de cabeça, a enxaqueca precisa ser acompanhada por um profissional especializado e somente ele pode dar o diagnóstico correto.
Estresse e mais
Ainda de acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, as causas da enxaqueca podem variar, indo de estresse e tensão até ciclo hormonal. Conheça cinco causas mais comuns:
Preocupações excessivas, ansiedade, tensão, estresse
Com a rotina mais pesada que boa parte de nós temos, fica impossível não se afetar pelas preocupações, tensões e ansiedades. Ainda assim, tente tirar um tempo para você e encontre um hobby que possa te acalmar.
Portal Terra