Praticar esportes desde a infância melhora saúde cardiovascular durante a vida, afirma novo estudo


O exercício físico é um dos fatores que mais contribui para ter uma boa saúde cardiovascular, afirma o médico cardiologista Dr. Roberto Yano

O exercício físico é um dos maiores pilares da saúde integral, sendo recomendada para a prevenção de várias doenças e cuidados com a saúde em geral, no entanto, ela tem um papel especial no fortalecimento da função cardiovascular.

Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) com 242 voluntários divulgado pela revista científica Sports Medicine Open mostrou que a prática regular de exercício físico desde a infância traz benefícios permanentes para o coração durante toda a vida.

O estudo

O estudo analisou 242 voluntários, com média de 40 anos, que relataram seu histórico de prática esportiva e passaram por testes para avaliar a modulação autonômica cardíaca.

Os voluntários usaram sensores para monitorar os batimentos cardíacos e um acelerômetro preso à cintura por uma semana para medir a atividade física.

Os resultados mostraram que aqueles que praticaram esportes na infância ou adolescência apresentaram melhores indicadores de modulação autonômica cardíaca e parassimpática, independentemente do nível de atividade física atual.

Como a atividade física ajuda a prevenir problemas cardiovasculares?

De acordo com o médico cardiologista Dr. Roberto Yano, a prática regular de exercício físico atua em diversas frentes para fortalecer o sistema cardiovascular.

“Fazer exercício regularmente é uma ótima maneira de prevenir problemas cardíacos, e ele age de várias formas para isso, por exemplo, melhorando a circulação, fortalecendo o coração e ajudando a controlar a pressão alta, o colesterol e o peso”.

“Além disso, os exercícios também mantêm os níveis de açúcar no sangue equilibrados, o que também protege o coração e melhora o seu funcionamento ao longo da vida”, explica Dr. Roberto Yano.

5 formas de cuidar da sua saúde cardiovascular:

01 – Alimentação saudável, controlando o consumo de gordura, sódio e açúcares;

02 – Controle do estresse;

03 – Sono de qualidade;

04 – Evitar o consumo de cigarro e álcool;

05 – Faça check-ups médicos regulares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *