A primavera é uma estação que pode agravar sintomas em pessoas que sofrem com rinite alérgica, asma e até lesões na pele. Isso ocorre devido ao pólen, que é carregado de um lado ao outro pelo vento.
Algumas atitudes podem diminuir as crises e ajudar no controle das alergias de Primavera. Uma delas é evitar o contato com substâncias alergênicas como poeira, pelos de animais, fumaça e cheiros fortes.
No tratamento dos processos alérgicos é fundamental identificar fatores desencadeantes das crises. Para tanto, é fundamental conversar com o especialista em alergia e imunologia sobre testes, diagnósticos e opções de tratamento, incluindo vacinas contra alergias.
Veja algumas recomendações que podem ajudar a reduzir sua exposição aos alérgenos, de modo geral:
- Deixe os ambientes arejados.
- Troque as roupas de cama semanalmente e coloque os colchões e travesseiros ao sol para evitar o acúmulo de ácaros e fungos.
- Se usar ar-condicionado em sua casa e carro, ajuste a temperatura acima de 22 graus Celsius. Temperaturas menores podem secar demais o ar e machucar a mucosa do nariz e brônquios.
- Se você tiver aquecimento de ar ou ar-condicionado em sua casa, use filtros de alta eficiência e siga as agendas regulares de manutenção.
- Limpe o chão com frequência com pano úmido, secando bem depois. Se usar um aspirador de pó, assegure-se que ele tenha um filtro Hepa ou superior.
- Feche portas e janelas à noite, se possível, ou em qualquer outro momento quando a contagem de pólen estiver alta.
- Evite atividades ao ar livre no início da manhã, quando a contagem de pólen for maior.
- Fique dentro de casa em dias secos e ventosos. A melhor época para sair é depois de uma boa chuva, o que ajuda a limpar o pólen do ar.
- Limite o tempo que passa ao ar livre, evite quando houver mais vento e os horários de início da manhã e no fim da tarde – quando a concentração de pólen no ar é maior.
- Evite cortar a grama, puxar ervas daninhas e outras tarefas de jardinagem que agitem alérgenos. Use uma máscara facial se tiver que fazer essas tarefas externas.
- Deixe seus sapatos na porta de casa. Remova as roupas que você usou lá fora. Tome banho e lave o cabelo antes de se deitar, para enxaguar o pólen da pele e do cabelo.
- Lave as narinas com sprays de soro fisiológico, ao menos antes de dormir, para diminuir a inalação do pólen.
- Não pendure a roupa do lado de fora da casa — o pólen pode ficar nos lençóis e toalhas.
- Na higiene de casa, prefira produtos de limpeza naturais, como vinagre ou bicarbonato de sódio (químicos fortes podem irritar o nariz e agravar os sintomas).
- Evite plantas verdes dentro de casa. Lembre-se, são os pólens de plantas verdes que são mais fáceis de inalar e provocar alergias.
- Evite ambientes fechados, com fumo de tabaco e/ou poluídos.
- Velas de citronela e spray de insetos podem manter os mosquitos afastados, mas também podem desencadear um episódio de asma. Pode ajudar ficar a vários metros de distância de quaisquer velas com cheiro forte e, ao usar repelente de mosquitos, escolha loções sem cheiro em vez de sprays ou aerossóis.
DOUTOR JAIRO / UOL