A estação das flores também costuma aumentar a incidência de alergias. Professora universitária aponta quais são enfermidades da primavera
A primavera chega no fim de setembro para trazer flores, cores e perfumes. Além disso, é comum que as alergias se tornem mais comuns por conta do pólen em suspensão nesta época do ano.
Sintomas como coriza, coceira nasal e nos olhos, urticária e espirros são característicos de alergia e devem ser investigados para que o paciente saiba as substâncias que o deixam sensibilizado.
Pacote primavera
Segundo Camila Sacchelli Ramos, bióloga e professora de doenças infecciosas e parasitárias da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), as doenças respiratórias relacionadas a alergias, algumas viroses e infecções bacterianas estão entre as enfermidades mais comuns da primavera.
“Rinite, que deixa coriza e espirros frequentes, e sinusite, com congestão e eventualmente dor de cabeça pelo acúmulo de secreções nos seios da face, podem aparecer com sintomas comuns em pessoas alérgicas”, afirma Camila. Ela acrescenta que há estudos epidemiológicos que observam aumento também na incidência de varicela (catapora), sarampo e conjuntivite nesta eóca do ano.
METRÓPOLES