Primeiro cachorro em casa? Confira guia completo para novos tutores


Viver com um animal de estimação e assumir a responsabilidade por um companheiro pode ser um grande desafio, especialmente para quem não teve experiências anteriores ou nunca compartilhou a casa com um cachorro.

Embora não seja uma tarefa impossível, cuidar de um cachorro exige dedicação, paciência e tempo, já que implica assumir uma responsabilidade que pode durar entre 16 e 18 anos — que é a expectativa de vida atual dos cães domésticos.

Leia mais:

Além disso, se você está considerando tornar-se tutor de um cachorro pela primeira vez, é importante lembrar que os pets precisam de mais do que carinho: eles requerem atenção, espaço, tempo para se exercitar e também envolvem gastos para garantir sua saúde e bem-estar.

Algumas raças são mais adequadas para tutores de primeira viagem, pois exigem menos atenção, adaptam-se melhor a diferentes condições e têm um temperamento que facilita a educação e a convivência.

O animal de estimação ‘ideal’

Antes de tudo, é preciso levar em conta que os cães são indivíduos e que, mesmo pertencendo a uma raça específica, podem apresentar variações e temperamentos diferentes. Isso é fundamental, pois, se não forem educados adequadamente, podem manifestar problemas de comportamento e se tornar uma má primeira experiência.

Além disso, não existe uma mascote “ideal”; tudo depende do quanto você combina com o cachorro.

Entre as características mais desejadas estão:

  1. Temperamento: tutores iniciantes procuram pets sociáveis, que não sejam agressivos com outros cães ou pessoas, fáceis de educar e com temperamento estável.
  2. Energia: este é um aspecto fundamental, já que existem raças que precisam de mais atividade física do que outras, e tudo depende do estilo de vida da pessoa.
  3. Treinamento: embora todos os cães tenham capacidade de aprender e seguir comandos, algumas raças assimilam o treinamento mais rapidamente do que outras.
  4. Baixa manutenção: os tutores buscam animais que não exijam grandes investimentos em cuidados como banhos frequentes, tosa ou atividades especiais.

Raças recomendadas

Golden Retriever

Originário da Escócia, essa raça era treinada para atividades de caça em terrenos pantanosos ou com água.

Golden Retriever filhote — Foto: Pexels.
Entre as características que o tornam ideal para tutores iniciantes estão os vínculos fortes que cria com seus cuidadores, o temperamento amigável, que o torna ideal para lares com crianças, e o fato de ser extremamente sociável.
Recomendação: devido à pelagem, precisa de alimentação adequada e escovação frequente.

Poodle

Embora antes fossem mais valorizados, hoje em dia não são tão procurados por serem considerados barulhentos ou temperamentais. Na realidade, essa raça é muito inteligente e aprende rapidamente rotinas e truques. Além disso, existem diferentes tamanhos que se adaptam a qualquer espaço.

Uma característica muito apreciada por tutores iniciantes é que sua pelagem não exige cuidados extremos e eles não costumam soltar muito pelo em casa.

Cocker Spaniel

É uma das raças mais buscadas por tutores de primeira viagem que não dispõem de muito espaço em casa, mas procuram um animal atento, enérgico e que pratique atividade física regularmente. São muito carinhosos e têm espírito familiar, mas seu temperamento exige limites claros.

Recomendação: precisam de escovação frequente e, por terem orelhas caídas, podem acumular umidade, o que favorece doenças como a otite externa.

Basset Hound

É um cão de temperamento tranquilo e lento, caracterizado pela calma e proximidade com o ser humano. Tem um perfil sereno, pouco explosivo, tolerante, sociável, previsível e afetuoso. Precisa de passeios frequentes, porém de baixa intensidade.

Recomendação: por sua estrutura anatômica, não é indicado para lares com crianças muito pequenas. Também é importante controlar o peso, evitar atividades físicas intensas ou com saltos e cuidar bem das orelhas, da pele e dos olhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *