A ricota é um alimento derivado do leite muito parecido com o queijo branco, mas tem característica mole e apresenta baixo teor de gordura. No entanto, apesar de parecer, não deve ser considerado um tipo de queijo branco, porque o seu processo de fabricação é diferente.
“A ricota é italiana e produzida a partir da acidificação do soro do leite, que contém maior concentração de proteínas”, esclarece a nutricionista Andrezza Botelho.
Esse subproduto da fabricação de queijos é indicado para quem busca benefícios nutritivos, visto que a ricota pode ser usada em diversos pratos dietéticos por apresentar poucas calorias.
Além disso, por ser feita com leite, não é indicado para quem tem intolerância à lactose. Mas não deixe de consultar o seu médico, pois em alguns casos ele pode recomendar o consumo da ricota em pouca frequência, quando não provoca dores abdominais e diarreia.
Benefícios da ricota
- Pouca quantidade de sódio
- Maior concentração de proteínas do que os queijos
- Rica em cálcio
- Rica em vitaminas A, B, D e E
- Contém minerais como zinco, iodo, selênio, potássio e fósforo.
Segundo a nutricionista, a baixa quantidade de sódio na ricota ajuda a evitar o inchaço por retenção líquida e o aumento da pressão arterial.
Outro benefício importante é a presença do cálcio no alimento, que favorece o fortalecimento dos ossos. De acordo Andrezza, as vitaminas e os minerais também são essenciais para o funcionamento saudável do corpo, trazendo equilíbrio para o organismo.
Fonte: Minha Vida