O Rio Grande do Norte foi contemplado com novos investimentos federais na área da saúde por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, etapa 2025. O anúncio, feito nesta quinta-feira (17), confirma a seleção de projetos para a construção de duas policlínicas e a entrega de 11 novas ambulâncias destinadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU RN).
As policlínicas estão previstas para os municípios de Assu e Ceará-Mirim, considerados polos regionais. A iniciativa integra o processo de regionalização da oferta de serviços especializados no estado. Desde o final de 2023, já está em funcionamento a policlínica do Seridó, em Caicó. Também está em andamento o projeto de construção de uma unidade na Região Metropolitana de Natal, aprovada na edição anterior do programa.
Além das novas unidades, o estado receberá 11 ambulâncias. Oito delas devem ser utilizadas para expansão do serviço e três para renovação da frota atual. Ainda em 2025, o SAMU RN já havia recebido 25 veículos, sendo 15 para ampliação da cobertura e 10 como substituição de modelos antigos.
O PAC Seleções 2025 também contempla outras ações no RN, com mais de 500 iniciativas distribuídas em 163 municípios. Entre elas, estão previstas mais de 20 novas unidades básicas de saúde (UBS), centros de atenção psicossocial, unidades odontológicas móveis, kits de telesaúde e equipamentos para UBSs.
Outro projeto em fase de licitação pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) é a nova maternidade especializada no atendimento de gravidez de alto risco, que será instalada na Zona Norte de Natal. A proposta foi aprovada na edição 2024 do programa federal.