Se você comer sementes de chia dessa maneira, estará cometendo um erro grave


Esses grãos possuem propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas

A chia é uma semente comestível da planta herbácea Salvia hispânica. Este alimento é uma fonte significativa de fibras, antioxidantes, proteínas e minerais como cálcio, magnésio e fósforo. Atualmente, diversas receitas com este ingrediente se popularizaram, desde pudins até iogurtes, mas muitos cometem um erro na preparação que pode reduzir seus benefícios.

A nutricionista e chef Marta Verona compartilhou uma série de dicas em seu Instagram para aproveitar ao máximo as sementes de chia, já que as pessoas geralmente as espalham sobre os alimentos sem muito mais cuidado.

“Em todas as sementes, temos uma casca externa muito resistente que você deve romper para liberar todos os seus nutrientes, porque, caso contrário, elas apenas ‘passeiam pelo sistema digestivo’”, explica.

A especialista indicou que essa casca pode ser rompida hidratando as sementes de chia em um iogurte, triturando-as ou tostando-as. Dessa forma, seu consumo fornecerá ferro, cálcio, gorduras saudáveis e vitamina E.

Quais são os benefícios das sementes de chia?

De acordo com um estudo publicado na revista científica Journal of Food Science and Technology, as sementes de chia são uma excelente fonte de antioxidantes, que protegem as gorduras sensíveis deste alimento para evitar que fiquem rançosas e também beneficiam a saúde ao neutralizar moléculas reativas conhecidas como radicais livres, que podem danificar os compostos celulares caso se acumulem no corpo.

Segundo uma pesquisa sobre a importância dos antioxidantes, publicada no periódico Nutrition Journal, o dano celular pode ser combatido, ajudando a retardar o envelhecimento e contribuindo na prevenção de doenças como o câncer.

“Os antioxidantes específicos das sementes de chia incluem ácido clorogênico, ácido cafeico, miricetina, quercetina e kaempferol. Todos eles podem ter efeitos protetores sobre o coração e o fígado, além de propriedades anticancerígenas”, indicou o site americano Healthline.

Além disso, o conteúdo de fibras e ácidos graxos ômega-3 pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas. As fibras solúveis podem diminuir o colesterol total, segundo um estudo publicado no Journal of Chiropractic Medicine.

Recomendações

O site especializado em notícias de saúde MedicalNewsToday alertou que o consumo excessivo de sementes de chia pode causar efeitos colaterais em pessoas com alergias, diabetes, hipertensão ou problemas digestivos.

Consulte primeiro um profissional de saúde antes de adicionar novos ingredientes à sua dieta. Em caso de sintomas adversos, não hesite em procurar um centro médico próximo.

Jornal O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *