Em referência ao “Agosto Lilás”, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a Prefeitura de Parnamirim promovem a 2ª edição da Corrida Mulher Viva + RN/Parnamirim. O evento será no próximo domingo (03), com concentração às 14h em frente à Barreira do Inferno, na Rota do Sol, que será o ponto de partida e chegada.
A concentração da corrida contará com uma apresentação do teatro do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) sobre a violência contra a mulher. Em seguida, haverá um breve aquecimento com atividades aeróbicas sob supervisão de um profissional de educação física.
Durante a prova, as corredoras irão contar com pontos de hidratação (com distribuição de água e frutas) e cobertura fotográfica. Ao final, conforme classificação, será realizada a entrega de 50 medalhas àquelas com melhor desempenho durante o percurso, além de brindes para as três primeiras colocadas.
Serão 5 km a serem percorridos, para sensibilizar sobre os benefícios da prática regular de atividades físicas, proporcionando também um momento de interação com outras mulheres, com ênfase no potencial de cada uma e no valor de sua força e determinação.
Nesse contexto, busca-se estimular uma reflexão sobre a importância da igualdade de gênero e a necessidade do enfrentamento a qualquer forma de violência contra as mulheres, engajando toda a comunidade em prol dessa causa.
O “Agosto Lilás” é uma campanha criada para intensificar ações voltadas ao enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, a campanha tem como objetivo divulgar a Lei Maria da Penha e, ao mesmo tempo, sensibilizar a sociedade sobre a urgência no enfrentamento à violência contra a mulher.
Parcerias
Para a realização da corrida, a Sesap, por meio do programa RN + Saudável da Diretoria de Políticas Intersetoriais e Promoção à Saúde (DPIPS) e do programa Vida no Trânsito, juntamente com a prefeitura de Parnamirim, contam com a participação das secretarias municipais da Mulher e dos Direitos Humanos (SEMMUD), de Esporte e Lazer (SEL), de Assistência Social (SEMAS), de Defesa Social e Mobilidade Urbana (SESDEM), de Saúde (SESAD) de Cultura, Gabinete Civil (GACIV), entre outras. Além disso, há o envolvimento de outros órgãos estaduais como o Comando da Polícia Rodoviária Estadual da Polícia Militar (CPRE), Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Secretaria das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMJIDH).