A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) vão formar, até o fim de abril, um grupo discutir o financiamento dos serviços de saúde prestados pelos dois entes na capital.
A medida é fruto de um acordo firmado na manhã desta terça-feira (22) durante reunião realizada entre os secretários Alexandre Motta, titular da Sesap, e Geraldo Pinho, da SMS Natal. A criação de um grupo técnico foi proposta pelo secretário Alexandre Motta a partir do encontro feito com os vereadores da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal no dia 15 passado. “Temos várias necessidades e dificuldades em comum. Viemos buscar uma ação conjunta, em prol da saúde de Natal”, disse Alexandre Motta.
Os corpos técnicos das duas secretarias deverão realizar um encontro de contas relativo ao financiamento, por parte da Sesap, de serviços como o SAMU, unidades de pronto atendimento e farmácia básica de Natal e, por parte do município, de investimentos que o Governo do Estado realiza sem participação da Prefeitura, como procedimentos de urologia e vasculares, atendimento home care, leitos de UTI e parte do custeio do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. “Sabemos dos desafios, mas a cooperação vai ser maior e vamos superar em conjunto”, destacou Geraldo Pinho.
Durante a reunião, os secretários ainda dialogaram sobre estratégias de buscar financiamento para serviços de saúde da capital, através do Ministério da Saúde.