Sesap lança Linha de Cuidado à Pessoa com Diabetes


Objetivo é contribuir com ações de promoção à saúde, prevenção, detecção e controle da doença

Para fortalecer e qualificar a assistência dos pacientes diabéticos no Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lançou nesta terça-feira (2) a Linha de Cuidado à pessoa com diabetes mellitus.

O evento aconteceu no Hotel Praia Mar, em Ponta Negra, das 8h às 12h, e reuniu representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Ministério Público e Conselho Estadual de Saúde. A mesa de abertura contará com a presença do secretário estadual de saúde, Cipriano Maia e da superintendente estadual do Ministério da Saúde, Gleicianny Farias.

O lançamento também contou com duas mesas temáticas sobre “Experiências exitosas da Linha de cuidado do Diabetes Mellitus” e “Avanços na regulação do paciente com pé com risco de amputação – Sistema REGULA VASCULAR”, esta com apresentação da secretária adjunta da saúde, Lyane Ramalho.

A estratégia da Linha de Cuidado à Pessoa com Diabetes foi construída com a colaboração das áreas técnicas das Coordenações da Sesap, com a Diretoria de Políticas Intersetoriais e Promoção à Saúde (DPIPS), Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS), contando ainda com suporte técnico da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia regional Rio Grande do Norte e médicos especialistas da rede estadual.
“É um marco na saúde do estado do Rio Grande do Norte. Precisamos mudar urgentemente esse quadro. E o lançamento da Linha potencializa e reorganiza todo o fluxo desde o entendimento da importância fundamental da prevenção e controle da doença até o tratamento adequado”, disse o secretário de saúde Cipriano Maia.

No Brasil e no RN o diabetes é reconhecido como um importante problema de saúde pública devido a sua alta prevalência e à geração de incapacidades permanentes na população, logo se faz necessário intervenções para potencializar a prevenção e controle da doença. A Linha de Cuidado irá contribuir com ações de promoção à saúde, prevenção, detecção e controle da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *