Sesap orienta sobre notificação de casos de hepatite aguda


Nenhum caso foi notificado no R!; Brasil já registra 47 notificações em investigação

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lançou uma nota informativa, destinada aos profissionais de saúde, que traz orientações sobre coleta de amostras para exames e notificação de casos de hepatite aguda de origem ainda desconhecida.

O Rio Grande do Norte ainda não possui nenhum caso notificado. A Sesap orienta que as equipes de saúde devem estar atentas a crianças/adolescentes, menores de 17 anos, que apresentem sintomas gastrointestinais, como diarreia ou vômito, febre e dores musculares, e a icterícia – uma coloração amarelada da pele e dos olhos.

“É muito importante que todos os profissionais estejam envolvidos nesse processo de vigilância. Neste momento, não temos nenhum caso confirmado para hepatites agudas de etiologia desconhecida e estamos organizando a rede para qualquer possível caso suspeito”, destacou a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Diana Rêgo.

Os casos de hepatite de etiologia a esclarecer foram relatados pela primeira vez no Reino Unido, quando foram detectadas taxas mais altas de hepatite aguda do que o habitual. Por se tratar de uma doença ainda de causa desconhecida, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem monitorado o aumento repentino de casos entre crianças e adolescentes. A prioridade é determinar a etiologia desses casos para orientar ações futuras.

O Ministério da Saúde instalou na sexta-feira (13) uma Sala de Situação para monitorar e acompanhar os casos. A iniciativa tem como objetivo apoiar a investigação, bem como ajudar no levantamento de evidências para identificar possíveis causas. De acordo com a Secretaria de Vigilância em Saúde da pasta, 47 casos da doença foram notificados no país até a tarde do sábado (14). Desses, três foram descartados e os demais permanecem em monitoramento.

A notificação de casos prováveis de hepatite aguda de etiologia desconhecida deve ser realizada imediatamente por todos os profissionais de saúde, públicos ou privados, por meio do formulário de notificação do Ministério da Saúde e do formulário de notificação individual do Notifica RN ou dos canais de comunicação do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Rio Grande do Norte (CIEVS-RN), disponíveis 24 horas por dia. As amostras clínicas deverão ser encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-RN). O prontuário e resultados laboratórios, sempre que disponíveis, devem ser enviado pelo e-mail: cievsrn@gmail.com Telefones: (84) 0800-281.2801 | (84) 3232.2801 | (84) 98102.5948

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *