Setembro em Flor: Dia D de conscientização sobre câncer ginecológico acontece sábado em Natal


Um dos cânceres mais incidentes na população feminina, o câncer ginecológicos tem grande chances de cura se forem diagnosticados de forma precoce. Para conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde da mulher foi criada a campanha “Setembro em Flor” e o Dia D será celebrado neste sábado (16) em Natal durante uma ação realizada pela Liga Contra o Câncer e o Grupo EVA, em parceria com a Secretaria de Estado e Saúde Publica (Sesap), Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), Midway Mall e Olimpo Recepções.

Durante toda a tarde e e noite, acontecem rodas de conversa sobre prevenção de cânceres ginecológicos e especialistas estarão no local para tirar dúvidas. O evento é gratuito e vai acontecer no 3° piso do Midway Mall, em frente a loja Zara, e ainda vai contar com vacinação contra HPV e distribuição de preservativos, materiais informativos e brindes.

A abertura será às 13h, com falas da equipe da Liga Contra o Câncer e apresentação do grupo de dança do Despertar. A vacinação contra HPV meninas e meninos entre 9 e 15 anos acontece das 12h às 20h e das 13h às 21h quem passar pelo local poderá participar de rodas de conversas e tirar dúvidas com médicos especialistas que atuam na Liga. O espaço será decorado com flores, em alusão ao nome da campanha.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 30 mil mulheres são diagnosticadas no Brasil com cânceres ginecológicos, que atingem útero, ovário e endométrio. Para o triênio 2023-2025, a doença deverá representar 13,2% dos casos de câncer registrados no país. De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), mais de 90% dos casos de câncer de colo do útero estão ligados ao HPV, o que reforça a importância da vacinação e uso de preservativos.

Além disso, realizar exames periodicamente e ficar atentos aos primeiros sinais da doença podem contribuir para o diagnóstico precoce. “Um tumor diagnosticado em fase inicial tem chance de cura elevadíssima, em torno de 90% e 95%. Quando ele é diagnosticado de forma tardia, essas taxas caem muito”, explica Sulene Cunha, médica oncologista da Liga.

Entre os sintomas que precisam da atenção das pacientes estão sangramentos vaginais anormais, inchaço abdominal, dor pélvica ou pressão abaixo do umbigo, fadiga e dor durante a relação sexual. De acordo com Andreia Teixeira, gerente de programas do Grupo EVA, ações de conscientização acontecem em outros estados durante o mês e são importantes para levar informação para que a população saiba mais sobre cuidados com a saúde, sintomas e tratamento da doença.

Confira a programação do Dia D do Setembro em Flor em Natal:

12h às 20h: Vacinação contra HPV
13h: Abertura oficial com a equipe da Liga Contra o Câncer
13h: Apresentação do Grupo de Dança do Despertar
13h às 21h: Roda de Conversa sobre prevenção de cânceres ginecológicos e tira dúvidas com especialistas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *