O Setembro Verde é uma campanha nacional voltada à conscientização da importância da doação de órgãos. No Rio Grande do Norte, a Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizará várias ações educativas, para sensibilizar sobre o significado desse gesto, capaz de salvar vidas.
Na programação merece destaque a VIII Caminhada pela Vida, no próximo dia 16, com concentração e entrega de camisetas às 7h30, em frente ao Hemonorte Dalton Cunha, na Avenida Alexandrino de Alencar, 1800, em Natal. A caminhada iniciará às 8h30, com destino ao Parque das Dunas, onde haverá um evento alusivo ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro. Na ocasião, pessoas que receberam um órgão doado prestarão depoimentos sobre o que esse ato representou para elas.
Além disso, serão realizadas palestras sobre o panorama dos transplantes no RN, ambas na sexta-feira (15): a primeira, no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), às 8h, e a seguinte, às 10h, na Câmara de Vereadores de Natal.
A programação também contará com capacitações. No dia 21 deste mês, ocorrerá um treinamento para equipes de captação de órgãos e, no dia seguinte, será ministrado um curso sobre morte encefálica, direcionado a médicos e enfermeiros.
Para finalizar, uma equipe da Sesap participará do XVIII Congresso de Transplantes, promovido pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), a ser realizado de 27 a 30 de setembro, em Florianópolis-SC.
Números
O Rio Grande do Norte é o 5º estado do Nordeste em doações. Em 2022, foram realizados 335 transplantes, sendo 129 de córneas, 162 de medula óssea, 39 de rins, dois de coração e três de pele. Já este ano, foram 84 procedimentos de córnea, 29 de rins e três de coração.
Atualmente, mais de 900 pessoas estão aguardando na fila por um doador no estado. São 592 pessoas na espera por córneas, 327 por rins, 19 aguardando por medula óssea e apenas uma pessoa esperando por um coração.