
Foto: divulgação Sms
Nesta terça-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal realizou o quinto e último encontro do novo ciclo de capacitação “Saúde Mental na Atenção Primária”. A iniciativa tem como objetivo a qualificação dos profissionais do município na área da saúde mental, preparando os trabalhadores da rede para oferecer acolhimento e cuidado integral aos usuários em sofrimento psíquico ou com transtornos psiquiátricos no município.
A capacitação foi desenvolvida pelo Departamento de Atenção Básica (DAB), em parceria com a Coordenação de Saúde Mental do Departamento de Atenção Especializada (DAE), e qualificou cerca de 100 profissionais de diversas áreas da Atenção Primária à Saúde (APS), como enfermeiros, odontólogos, nutricionistas e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
O último encontro abordou a segunda parte sobre Transtorno Bipolar, falou também sobre Transtorno de Personalidade Borderline, Psicose, transtornos relacionados ao uso de substâncias e saúde mental da infância e adolescência.
A médica psiquiatra da SMS Natal, Dulciana Costa, responsável por ministrar os conteúdos da capacitação, ressaltou o engajamento dos participantes da turma e reforçou o próximo momento da capacitação. “Hoje concluímos a terceira turma de Capacitação em Saúde Mental para todas as categorias da Atenção Primária de Natal. O próximo encontro será para os médicos, que, em virtude do aprendizado da medicação, terão mais uma turma em específico, com início programado para novembro, que contará com seis encontros, incluindo Psicogeriatria”, explicou.
Angela Amaral, Agente Comunitário de Saúde (ACS) da Unidade de Saúde Potengi, elogiou a iniciativa da gestão e reforçou a importância do curso, trazendo os temas de forma didática para os profissionais. “O curso é de grande valia para nós, profissionais da saúde. As minhas visitas, por exemplo, mudaram muito depois desse curso. A informação é passada de um jeito que todo mundo entende e, na prática, isso ajuda a identificar um paciente, um familiar ou até mesmo se você está passando por algo relacionado à saúde mental”, disse.
Durante os cinco encontros, os profissionais foram capacitados sobre diversos temas, visando um melhor atendimento para os natalenses em sofrimento psíquico que procuram os serviços de saúde de Natal. Dentre os temas abordados, eles puderam conhecer um pouco mais sobre as Políticas Brasileiras de Saúde Mental; Rede de Atenção Psicossocial (RAPS); Anamnese Psiquiátrica; Transtornos Ansiosos; Transtornos de Humor (depressão e bipolaridade); Transtornos Psicóticos; Transtornos de Personalidade; Transtornos por Uso de Substâncias Psicoativas; Risco e Crise Suicida; Transtornos Psiquiátricos da Infância e Adolescência; Saúde Mental da Pessoa Idosa; e fluxogramas da RAPS em Natal.