SMS Natal participa de estudo sobre impacto da vacinação contra HPV e incidência da doença no país


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal participa do POP Brasil 2: Estudo Epidemiológico sobre a Prevalência Nacional de Infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), que tem como objetivo verificar a incidência da infecção por HPV e o monitoramento do impacto da vacinação contra o vírus no país. Jovens com idade entre 16 e 25 anos, com vida sexualmente ativa, podem participar da pesquisa que acontece na Unidade de Saúde Parque dos Coqueiros, no Distrito Sanitário Norte II.

“A intenção da pesquisa é confirmar se as pessoas estão ficando imunes após tomarem a vacina, conferir se a vacina surtiu efeito ou não nessa população, por isso essa faixa etária está sendo preconizada no estudo, pois são as pessoas que tomaram a vacina na idade sugerida pelo Ministério da Saúde”, explica Rayanne Araújo, secretária adjunta/SMS.

A análise consiste na aplicação de um questionário sobre características pessoais e o estado de saúde do voluntário, que logo após é direcionado para a coleta de material que pode detectar o vírus. “São algumas perguntas sobre temas variados, como situação de moradia, uso de substâncias ilícitas e informações relacionadas às práticas reprodutivas, entre outras. Quando termina a entrevista, nós realizamos a coleta de dois tipos de materiais: sangue e material da região genital. No homem, nós direcionamos e ele mesmo faz a coleta no local, já para as mulheres, é realizada uma coleta como a de um exame preventivo, pois têm de ser recolhido o material de colo do útero, por isso ela não pode estar grávida, nem ter tido filho nos últimos três meses”, ressalta Túlio César, enfermeiro da unidade de saúde.

Rayanne reforça que quem participa da pesquisa têm acesso ao resultado para saber se possui infecção pelo vírus do HPV ou não. “Um dos benefícios da pesquisa é que quem participa tem acesso a um exame que ainda não está disponibilizado de forma gratuita no sistema de saúde. Ao final é entregue um termo com um endereço eletrônico que pode ser consultado pelo participante que pode consultar o resultado do exame”.

Os interessados em participar do estudo podem procurar a Unidade de Saúde Parque dos Coqueiros, localizada na Rua das Pedrinhas, S/N no bairro Igapó, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, ter idade entre 16 e 25 anos e possuir vida sexual ativa. O estudo segue até dezembro, e todos os dados coletados na pesquisa são mantidos em sigilo.

HPV

O Papilomavírus Humano é um vírus sexualmente transmissível que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas anogenitais (região genital e no ânus), além de causar alguns tipos de e câncer, como o câncer do colo do útero, por exemplo.

Uma das principais medidas de proteção contra a doença é por meio da vacina, disponível de forma gratuita no município para meninas e meninos de 9 a 14 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *