Texto: Williane Silva
Foto: Cícero Oliveira
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Liga Norte-Rio-Grandense contra o Câncer realizaram, na tarde desta quarta-feira, 1°, a assinatura de acordo de cooperação referente a residências. O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, e o representante da instituição de saúde, Edilmar de Moura Santos, discutiram ainda sobre a possibilidade de ampliação de parcerias no campo da pesquisa.
O acordo permite a realização de treinamento em serviço dos membros dos Programas de Residências em Saúde, com o intuito de fortalecer a integração ensino-serviço e formalizar condições básicas para realização de estágio curricular obrigatório nos Hospitais do Complexo Hospitalar da Liga e da UFRN.
O reitor Daniel Diniz lembrou que a Universidade possui um histórico de cooperações com a Liga, citando a parceria com a Escola Multicampi de Ciências da Saúde (EMCM), em Caicó. Nessa perspectiva, o professor agradeceu a confiança da instituição de saúde e colocou a UFRN à disposição para ampliar acordos no campo da pesquisa acadêmica e clínica.
Para o representante da Liga Norte-Rio-Grandense contra o Câncer, Edilmar de Moura Santos, é um prazer celebrar e planejar parcerias com a UFRN, devido ao respeito e à credibilidade da instituição de ensino. Dessa forma, além do acordo assinado na ocasião, ele também solicitou estender a cooperação para o desenvolvimento de pesquisas, produções técnicas e patentes, visto que essas ações trarão um importante retorno social.
Participaram ainda do encontro o pró-reitor de Pós-Graduação, Rubens Maribondo; superintendente da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), Murilo Lopes; superintendente do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), Cláudia Rubim; superintendente do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), Stenio da Silveira; além de outros representantes da UFRN e da Liga.
UFRN