Ter um sorriso branquinho é o desejo de muita gente. Isso explica o aumento da procura por procedimentos de clareamento dental em consultório. Mas um problema que pode levar a desistir do tratamento está ligado à sensibilidade que o uso do gel de peróxido de hidrogênio pode causar nos dentes. Para esses pacientes, haveria outra técnica ou protocolo que pudesse reduzir esse desconforto?
Essa foi a indagação que orientou um trabalho publicado na edição deste mês na revista American Journal of Dentistry. O estudo resulta de um desdobramento da dissertação de mestrado da aluna Priscila Abrantes, do Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas (PPGCO), do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A pesquisa foi orientada pelo professor Boniek Borges, do Departamento de Odontologia (DOD/UFRN).
No artigo Efficacy, longevity, and bleaching sensitivity of carbamide and hydrogen peroxides for in-office bleaching: A 6-month randomized, double blind, split-mouth clinical trial, os pesquisadores demonstraram que o gel de peróxido de carbamida (comumente empregado na técnica caseira), quando usado em consultório, é tão efetivo para o clareamento quanto o peróxido de hidrogênio e com menor grau de sensibilidade, ou seja, menos sensação de dor. O estudo clínico avaliou, durante seis meses, 45 voluntários que foram submetidos a três aplicações de 40 minutos de ambos os agentes clareadores (um para cada metade da boca), uma vez por semana e no mesmo momento.
O professor Boniek Borges explica que em consultório normalmente se usa o peróxido de hidrogênio, “que é de fato o princípio ativo do clareamento”. Dessa forma, o procedimento traz resultados mais rápidos, reduzindo a necessidade de sessões de tratamento, porém com maior incidência de queixas de aumento de sensibilidade nos dentes. Por outro lado, o peróxido de carbamida tem uma velocidade menor de clareamento (somente a partir da terceira sessão ele se iguala ao peróxido de hidrogênio em termos de resultados), mas com menor índice de queixas de sensibilidade durante a realização do procedimento e nos 2-3 dias seguintes. “A utilização do gel de peróxido de carbamida para clareamento na técnica de consultório, embora seja um processo mais lento, é efetivo e tem como vantagem gerar menos dor. Isso pode ajudar no tratamento de pacientes com maior sensibilidade dental e que não conseguiriam terminar o tratamento pelo método convencional”, conclui.