Unimed Natal completa 43 anos vencendo desafios e levando saúde e cuidado para todo RN


Não obstante as dificuldades superadas no decorrer da história da cooperativa, 2020 exigiu ainda mais dedicação de todas as equipes diante das mudanças repentinas nos planejamentos decorrentes da pandemia do novo Coronavírus. As ações precisaram ser assertivas por parte dos gestores para evitar a sobrecarga da rede hospitalar e consequentemente a falta de assistência aos pacientes, como se viu em países como a Itália.

O Comitê de Crise  criado para gerenciar as ações relativas ao combate do novo Coronavírus realizou  reuniões semanais e o monitoramento dos números no mundo, no Brasil, no estado e na rede hospitalar credenciada resultando em  diversas ações. Entre elas estão:  a instalação da Central de Atendimento Coronavírus 24h, que ajudou a esclarecer as dúvidas de clientes com suspeita de Covid-19 prestando o atendimento inicial e fazendo os direcionamentos quando necessários; a criação do Centro de Referência Covid-19, no estacionamento do Shopping Via Direta que durante quatro meses fez quase seis mil atendimentos com foco nos sintomas de síndromes respiratórias e suspeita do novo Coronavírus;  o telemonitoramento dos pacientes com diagnóstico positivo da doença;  as teleconsultas para Covid-19; abertura de 32 novos leitos de UTI exclusivos para Covid-19;  direcionamento dos atendimentos pediátricos de pacientes com síndrome respiratória para o Covid-Ped, localizado no Anexo II do Hospital da Unimed.

O Hospital da Unimed é o único do RN com selo de acreditação da ONA

Os colaboradores das áreas administrativas receberam apoio para ficar em home office com acompanhamento psicológico e médico a disposição caso apresentassem sintomas da Covid-19 e a distribuição de máscaras de tecido personalizadas para incentivar a proteção de todos. Para reforçar as equipes das áreas assistenciais foram realizadas contratações de enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais de saúde. Para os médicos e prestadores que tiveram a produção suspensa, a cooperativa ofereceu suporte com a criação de uma linha de crédito com restituição parcelada e sem incidência de juros. Tudo para garantir a sustentabilidade dos profissionais e da rede credenciada.

 

Para a sociedade, a cooperativa entregou cuidado em ações como o Movimento Unimed Natal que contou com aulas online de exercícios físicos e terapias integrativas para estimular o equilíbrio do corpo e da mente. As campanhas educativas nas redes sociais reforçaram a necessidade da higienização adequada das mãos. Com o boletim Covid, no IGTV do Instagram, foram transmitidas as informações referentes ao novo Coronavírus no Brasil, no mundo e na rede hospitalar da Unimed Natal.

Outro ponto importante neste ano de desafios foi a mudança no sistema de incentivo à cultura através da destinação de 20% de seu ISS para a produção de eventos e materiais culturais do RN. Em vez de carta convite, foi lançado um edital para que os interessados submetessem seus projetos, o que dá transparência no processo seletivo. Mais de 35 projetos já foram patrocinados em 2020 por meio da lei Djalma Maranhão. Iniciativas como o Fest Bossa e Jazz, o Cine Drive In e o Terça da Boa Música estão entre os destaques. No esporte, o patrocínio do vôlei masculino resultou na conquista inédita do título da Superliga C. A equipe Unimed/Aero vai disputar pela primeira vez, em 2021, a Superliga B. “Infelizmente o esporte ainda tem pouco incentivo no RN, então é importante ressaltar e agradecer às empresas que acreditaram e apoiaram nosso trabalho”, destaca Matheus Moreira, gestor esportivo do Aeroclube.

A Organização da Sociedade Civil – Atitude Cooperação, fundada pela Unimed Natal que é a principal mantenedora, embora tenha tido as atividades presenciais suspensas, continuou prestando assistência às famílias cadastradas. Foram desenvolvidos projetos culturais para o empoderamento jovem, combate ao suicídio e lives com aulas diversas. Isso sem falar nas três etapas de distribuição de alimentos e materiais de higiene que beneficiaram cerca de 500 famílias totalizando 1.350 kits.

Entre tantas ações, a partir de outubro, a Unimed Natal deu mais um grande passo para reafirmar sua posição como o maior Plano de Saúde do Rio Grande do Norte. Com a aquisição da carteira de clientes da Unimed Federação RN, a cooperativa atingiu a marca de 202 mil clientes e o maior market share do mercado potiguar. No Sistema Unimed, a cooperativa que agora atua em todo o estado, é a primeira no país a ter conseguido a unificação com objetivo de melhorar o atendimento ao cliente.

O reconhecimento do trabalho veio em novembro, com a publicação na revista Valor 1000 divulgando o ranking das maiores empresas de 2020. Na categoria operadoras de saúde, a Unimed Natal foi reconhecida como a 26ª maior do país, sendo a 2ª que mais cresceu em posições no ranking geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *