A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta sexta-feira (11) uma tabela com a atualização do processo de andamento das análises no Brasil de cada uma das vacinas contra o novo coronavírus.
Segundo o órgão, apenas o imunizante da AstraZeneca/Universidade de Oxford apresentou dados sobre a Fase 3 de testes. A vacina é desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pode ser utilizada pelo governo do Rio de Janeiro para vacinar a população.
Além disso, as vacinas da AstraZeneca e do laboratório chinês Sinovac já iniciaram o processo de certificação de boas práticas. O imunizante chinês deve ser utilizado pelo governo de São Paulo para vacinação em 2021.
Os imunizantes da Janssen, Pfizer e Sinovac apresentaram documentos sobre a Fase 2 de testes em novembro, mas não forneceram mais dados até o momento.
Para serem aprovadas, as vacinas precisam passar em três fases de testes em humanos:
• Fase 1: avalia-se a segurança e possíveis reações indesejáveis no local da aplicação da vacina ou no organismo. Também pode ser verificada, de forma preliminar, a imunogenicidade da substância, ou seja, a capacidade de gerar anticorpos.
• Fase 2: avalia-se a dose, a forma de vacinação e a capacidade de gerar anticorpos na população (por faixa etária, por exemplo). A segurança também segue em análise.
• Fase 3: aqui os testes são realizados com um grande número de pessoas; avalia-se a segurança e a eficácia da vacina.
CNN