Vídeo orienta sobre exercícios para portadores de doença respiratória


Estima-se que entre 5 e 10% da população brasileira seja portadora de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). A enfermidade requer acompanhamento médico, e os pacientes com DPOC melhoram sua condição de saúde com a prática de atividade física. Mas a necessidade de isolamento social, causada pela pandemia de covid-19, tem impedido que muitos deles saiam de casa para se exercitar. Pensando nisso, foi elaborado o vídeo Exercícios em Casa para Pessoas com DPOC, disponibilizado neste link.

Trata-se de um material educativo realizado pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Departamento de Fisioterapia (DFST/UFRN). A produção resultou das atividades da disciplina “Fisiopatologia e Semiologia Fisioterapêutica em Pneumopatias Agudas e Crônicas”, do curso de Fisioterapia, ministrada de maneira remota durante o período suplementar 2020.5.

Como explica a professora Karla Morganna (DFST/UFRN), a DPOC é uma patologia pulmonar progressiva que causa diminuição do calibre das vias respiratórias, podendo causar constantemente falta de ar e tosse com expectoração. A prática de atividades físicas bem orientadas pode ajudar a controlar a doença e proporcionar melhoria na qualidade de vida dos pacientes. Por isso, o vídeo, de pouco mais de cinco minutos, visa ensinar como realizar em casa alguns exercícios que enfatizam o alongamento e a resistência muscular e o condicionamento cardiorrespiratório. Também foi produzido um folder com informações gerais sobre a doença, que pode ser acessado clicando aqui.

A professora também destaca que os alunos da disciplina foram estimulados a produzir outros materiais informativos sobre enfermidade que afetam a função pulmonar. “Além da DPOC, foram elaborados conteúdos para orientar sobre cuidados especiais que pacientes de asma e fibrose cística precisam ter durante esse período de pandemia de covid-19”, disse. Vale lembrar que sábado, 05, foi o dia Nacional de Conscientização e Divulgação de Fibrose Cística e o material informativo sobre esse assunto está disponível neste link.

 

UFRN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *