Espaço localizado em Lagoa Nova oferece acolhimento, cuidado, saúde e lazer para pessoas idosas
É muito comum escutarmos em uma conversa casual sobre o processo de envelhecimento que as pessoas querem “envelhecer sem dar trabalho a ninguém”. De acordo com a fisioterapeuta gerontóloga Esther Volpe, apenas 10% das pessoas morrem antes de depender de alguém para realizar as atividades do dia a dia. Dessa forma, se preparar para receber cuidados e se antecipar a algumas situações inevitáveis, podem aumentar a chance de um envelhecimento bem-sucedido. “É interessante pensarmos em quem confiaríamos para tomar decisões importantes sobre questões relacionadas ao nosso final de vida e por quem e como gostaríamos de sermos cuidados no momento em que dependermos de alguém para nos ajudar a realizar tarefas simples e rotineiras”, orienta a gerontóloga.
Com a proposta de oferecer um espaço de acolhimento, cuidado e saúde para as pessoas nessa fase da vida, o Solar Geriátrico vem se consolidando, há quase 20 anos, em Natal. São duas unidades, localizadas no bairro Lagoa Nova, que atendem a pessoas de ambos os sexos, dependentes ou independentes, normalmente a partir dos 60 anos de idade. “Quando começamos era o início não só de uma nova empresa, mas o início de um novo serviço pioneiro, que, até então, não existia e que abriu um grande mercado”, destaca a sócia Amariles Gurgão, que juntamente com Sônia Tinôco, conduz o espaço.
Além do pioneirismo, o Solar se destaca pelo carinho e dedicação ao seu público e pelos diferenciais de estrutura e serviços. O espaço, que conta com ambiente adaptado, área externa e amplo espaço de convivência social, tem muito conforto e é adequado – de acordo com as recomendações dos órgãos responsáveis. Entre os serviços oferecidos por profissionais especializados na área de Gerontologia, estão: assistência médica, enfermeira em horário integral, nutricionista, e atividade fisioterapêutica em grupo orientada.
Seguindo o calendário da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), o Solar trabalha os temas específicos, relacionados ao envelhecimento, de forma integralizada, junto às equipes de cuidados, hóspedes e familiares. “Com muito amor e profissionalismo, sempre buscamos e sempre buscaremos excelência na prestação dos serviços à sociedade potiguar, trabalhando para a qualidade de vida do idoso”, observa Sônia Tinoco.
Um dos aspectos que mais merece atenção especial é a alimentação dos hóspedes. Por isso, segundo a nutricionista Driele D’Ávila, “o cardápio oferecido aos hóspedes é balanceado de acordo com as necessidades específicas de cada um, incluindo os que precisam de terapia de nutrição enteral”.
A casa tem estrutura para receber idosos que necessitam de cuidados especiais após alta hospitalar com home care. Os hóspedes podem receber seus familiares e amigos, em horário para visitação livre, durante o dia e, à noite, até às 19 horas. Aos sábados, às 15h30, ocorre uma missa com participação de todos, inclusive de familiares e amigos.
Solar Residencial Geriátrico
Rua Sérgio Severo, 1306, Lagoa Nova – Natal-RN
(84) 3206-2506 / (84) 3226-1823
@solarresidencialgeriatrico
solarresidencialgeriatrico@hotmail.com