Processo iniciado no RN em 2020 com o Regula Covid vem se tornando referência nacional
Em franco desenvolvimento desde meados de 2020, quando começou a funcionar o Regula Covid, o sistema de regulação da saúde pública Rio Grande do Norte está se consolidando como referência nacional. Por isso, ao longo destes dias 23 e 24 de fevereiro, a Secretaria de Estado da Saúde Pública recebeu uma comitiva de 12 pessoas vindas de Alagoas para conhecer todo o ecossistema de regulação em vigência no RN.
Ao longo da visita, o grupo de 12 gestores e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas foi apresentado pela equipe da Sesap a todo o funcionamento e a operação dos mais diversos sistemas, além da estrutura que vem sendo periodicamente qualificada desde 2019.
“Toda a estrutura que temos hoje é fruto do grande trabalho de diversas pessoas, incluindo os parceiros que foram e ainda são muito importantes no desenvolvimento dos sistemas. O RN pode se orgulhar hoje de ter uma regulação de leitos, portas de urgência, cirurgias e de toda a linha de cuidado vascular, que foi uma verdadeira revolução. E o orgulho é ainda maior quando podemos mostrar tudo isso para companheiros que vem nos visitar, como o pessoal de Alagoas que esteve conosco esses dois dias”, comentou a secretária de Saúde Pública, Lyane Ramalho.
A equipe encabeçada pelo secretário executivo de regulação e gestão da saúde de Alagoas, Igor Montteiro, assistiu as apresentações dos sistemas, tirou dúvidas e trocou experiências diversas com a Sesap, além de conhecer as instalações do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS-UFRN), principal parceiro da Sesap no desenvolvimento dos sistemas de gestão e regulação.
Nesta sexta-feira (24), visitaram a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano e o Corpo de Bombeiros Militar do RN, para conhecer a experiência de integração no atendimento de urgência e emergência no RN. “Nós temos que parabenizar tudo que vimos, especialmente essa unificação entre pesquisa e saúde. Muito gratificante conhecer e ver o resultado do que ouvimos falar. Viemos ansiosos para aprender e vimos o engajamento e a vontade de dar certo que exist na Sesap”, pontuou Igor Montteiro.
As equipes técnicas das duas secretárias firmaram ainda uma nova rodada de visitas para dar prosseguimento à troca de experiências e informações, aprofundando a parceria.