Líria Paz e Marilia Bezerra – ECT
foto: Anastácia Vaz
O aplicativo ELIAS, ou Epidemiologia Laboratorial com Inteligência Artificial na Saúde, já está disponível para download na Google Play Store. A ferramenta tem como principal objetivo sistematizar informações – como sinais vitais, patologias e condições de saúde – buscando auxiliar o usuário na hora da tomada de decisões, com o intuito de diminuir o número de pessoas que procuram hospitais e, consequentemente, a chance destas serem contaminadas pelo novo coronavírus.
A ferramenta contou com colaboração internacional e foi desenvolvida por pesquisadores de diversos departamentos da UFRN, sendo a maior parte deles da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT).
Após o cadastro no aplicativo, o usuário deve fornecer as informações pessoais solicitadas. Em seguida, deverá realizar as seguintes medições: temperatura, sinais vitais – frequência respiratória e pulsação – e registrar os valores no sistema. Deve-se, ainda, informar patologias e/ou enfermidades existentes como, por exemplo, diabetes e asma.
O participante pode acompanhar seu histórico a qualquer momento, para saber sua situação de risco. O ELIAS não realiza diagnóstico clínico, mas sim, orienta o usuário para compreensão de seus sintomas.
Para utilizar o aplicativo o usuário deve ser maior de 18 anos e aceitar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE/TALE) do aplicativo. A pesquisa pode ser abandonada a qualquer momento. Com o objetivo de zelar pela privacidade, caso o participante deixe de adicionar novas informações de medição, todos os dados serão deletados dos servidores.
As informações obtidas serão apresentadas em trabalhos de universidades e revistas de pesquisas, mas sem identificação pessoal, ou seja, informações dos usuários não serão divulgadas.
fonte: UFRN
texto: Líria Paz e Marilia Bezerra – ECT
foto: Anastácia Vaz