Nova pesquisa revela que o ritmo da caminhada tem mais impacto na saúde do que a duração do exercício

Estudo revela que ritmo acelerado na caminhada é mais eficaz para a saúde do que longas caminhadas lentas. (Foto: freepik)
Um estudo de longo prazo, que acompanhou cerca de 80 mil pessoas ao longo de 17 anos, revelou uma descoberta surpreendente: caminhar em um ritmo acelerado, mesmo por pouco tempo, pode trazer benefícios muito maiores do que caminhar devagar por horas.
Os dados mostraram que apenas 15 minutos diários de caminhada rápida reduziram em quase 20% o risco de mortalidade. Em contraste, caminhadas lentas por mais de uma hora ao dia resultaram em uma redução de risco estatisticamente insignificante, de apenas 4%.
O estudo se concentrou em participantes de baixa renda, predominantemente negros, residentes em 12 estados do sudeste dos Estados Unidos. Ao longo dos 17 anos de análise, cerca de 27 mil mortes foram registradas — metade delas por doenças cardiovasculares.
A caminhada rápida foi definida como andar em ritmo acelerado ou realizar atividades como subir escadas. Já a caminhada lenta incluiu deslocamentos no trabalho e exercícios leves. Ainda assim, os participantes que já praticavam caminhada lenta obtiveram benefícios adicionais ao incorporar uma breve caminhada rápida à rotina diária.
Em entrevista à MNT, o Dr. David Cutler, médico de família do Providence Saint John’s Health Center, comentou a importância do achado:
“Fatores de risco cardiovascular tradicionais, como controle da pressão arterial, redução do colesterol, controle do diabetes e cessação do tabagismo, precisam ser complementados com evidências científicas de que exercícios extenuantes, como 15 minutos de caminhada rápida por dia, podem reduzir o risco de morte prematura”, afirmou.
A conclusão é direta: para quem já tem o hábito de caminhar, aumentar o ritmo por apenas alguns minutos ao dia pode trazer benefícios significativos para a saúde do coração.
MEDICAL NEWS TODAY