Iniciativa alia saúde mental e cultura para fortalecer cidadania e reinserção social de pacientes internados.
O Hospital Geral Dr. João Machado (HGJM) desenvolve o projeto “João pela Cidade”, uma estratégia de cuidado ampliado voltada aos usuários internados na clínica de saúde mental da unidade. A iniciativa tem como proposta promover o reencontro com a cidade de Natal, seus espaços culturais, históricos e simbólicos, estimulando vínculos com o território, resgatando memórias afetivas e proporcionando experiências de convivência e valorização da vida.
Alinhado aos princípios da Reforma Psiquiátrica, da Política Nacional de Humanização (PNH) e da política de cuidado em liberdade, o projeto adota uma abordagem intersetorial, afetiva e inclusiva. Mais do que visitas externas, as atividades são oportunidades terapêuticas de reinserção social, construção de novas narrativas e fortalecimento da autonomia, reconhecendo os usuários como cidadãos plenos de direitos, capazes de circular, habitar e pertencer à cidade.

O público-alvo do “João pela Cidade” são usuários em internação que apresentem condições clínicas para participar de atividades externas. Os passeios acontecem com o acompanhamento de uma equipe multiprofissional. Antes de cada saída, é realizada uma roda de conversa para apresentação do local a ser visitado, seus significados e histórias. Ao final, há um momento de partilha e registro das experiências vivenciadas.
Iniciado em junho de 2025, o projeto já promoveu visitas à Pinacoteca do Estado, Praça Padre João Maria, Choro do Caçuá, Barreira do Inferno, Centro de Turismo, Complexo Cultural da Rampa e Praia do Meio. Em 2026 foi feita visita ao Complexo Cultural da Rampa e serão agendados locais como Instituto Histórico Geográfico, Forte dos Reis Magos, Cajueiro de Pirangi e Arena das Dunas. O projeto “João pela Cidade” é mais uma iniciativa que reafirma o compromisso do HGJM com práticas de cuidado em saúde mental centradas na inclusão, no território e na cidadania.


