Mesmo tendo prorrogado duas vezes o prazo da campanha de vacinação contra poliomielite, o Rio Grande do Norte ainda não conseguiu atingir a meta de cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde.
Até segunda-feira (14), dois dias antes do encerramento da campanha, o estado havia atingido 83,9% da cobertura com 159.198 doses aplicadas. Na prática, considerando a meta de vacinação de 189.732, mais de 30.000 crianças potiguares ainda não foram vacinadas esse ano.
A situação não é exclusiva do RN. De acordo com os dados fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) sobre cobertura vacinal no país, apenas dois estados foram capazes de ultrapassar os 95% de cobertura estabelecidos pelo Ministério da Saúde: Amapá (99,9%) e Pernambuco (99,6%).
De acordo com o ranking, o Rio Grande do Norte apresenta a quinta maior cobertura vacinal do país. Apesar da boa colocação, os números preocupa os profissionais de saúde tendo em vista que a meta não foi alcançada.
Natal
De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) até esta segunda-feira (14), o município havia imunizado 75,99% das crianças dentro da faixa etária para receber a vacina (de 1 ano a menores de 5 anos de idade). Segundo a coordenadora do Núcleo de Imunização da SMS Natal, Veruska Ramos, “ a porcentagem atual ainda não é a ideal, mas alivia muito risco de retorno da doença no nosso município, uma vez que Natal é o carro-chefe na cobertura do RN. Ela afirma que, como ainda restam alguns dias de campanha, o município espera atingir ao menos 80% de cobertura vacinal, principalmente graças ao processo de busca ativa que passou a ser realizado pelos profissionais de saúde após a extensão da campanha.
Tribuna do Norte
Clique aqui para saber mais