Unimed Natal amplia presença no RN evoluindo no cuidado


Em um cenário de incertezas econômicas e sanitárias causadas pela pandemia de Covid-19, tornar um negócio financeiramente sustentável e aperfeiçoar o atendimento ao público soam como proezas difíceis de alcançar. Contrariando previsões, a Unimed Natal, que já era a maior cooperativa médica, completou 43 anos consolidando-se como a maior operadora de plano de saúde do Rio Grande do Norte.  Uma gestão experiente e inovadora é apontada como uma das chaves para esse sucesso.

Desde abril de 2017, quando assumiu a presidência da Unimed Natal, o médico Fernando Pinto vem se empenhando não só em cumprir o compromisso assumido com os cooperados, mas também em entregar muito mais do que o esperado também para os clientes. E para isso foi fundamental  um modelo de gestão técnica e profissionalizada com a implementação de novos modelos assistenciais. Isso significa que, além de captar os melhores profissionais do mercado para fortalecer a empresa, a cooperativa também está continuamente revisando os seus processos para oferecer mais agilidade, eficiência e sustentabilidade.

Em 2020, por exemplo, a Unimed Natal saiu na frente quando, antes do auge da pandemia, disponibilizou por meio do seu app, diversas funcionalidades. Começou com o Teleatendimento Coronavírus 24h,  abriu o Centro de Referência Covid-19, inovou com a teleconsulta e abriu leitos de retaguarda no Hospital Unimed de forma que  a ocupação na rede hospitalar conveniada não chegasse ao limite. Investimentos possíveis no momento de crise graças à gestão austera nos anos anteriores.

“O desafio atual das operadoras de saúde é controlar os custos, combatendo o desperdício. Quando temos uma gestão equilibrada, em todos os níveis, conseguimos inclusive dar resposta a um problema da magnitude de uma Pandemia”, disse.

Ainda durante o ano passado, a cooperativa adquiriu a carteira da Federação do Rio Grande do Norte, sendo então a única Unimed em atuação em todo o  estado e alcançando o maior market share do segmento no RN. Isso significou um acréscimo, só no mês de outubro,  de 25 mil clientes à Unimed Natal. Somados os  3 anos de gestão, o plano saiu de 132 mil para 202 mil clientes.

Para dar suporte à clientela, em novembro, foi inaugurado o novo Pronto Atendimento Infantil com o dobro da capacidade e a criação de dois fluxos distintos para pacientes com e sem sintomas respiratórios. Além disso, foi criado também um novo laboratório, em sistema drive-thru, para atender às demandas crescentes por testes de covid.

“Com a aquisição da Carteira da Federação RN aumenta a nossa responsabilidade porque queremos oferecer o melhor para cada cliente. Por isso, tenho feito visitas regulares a Mossoró e região, para  identificar  o que podemos agregar e como entender as necessidades dos nossos públicos”, explicou o presidente Fernando Pinto.

O trabalho realizado em 2020 levou à conquista de reconhecimentos, como o da revista Valor Econômico, que divulgou uma lista em que a Unimed Natal aparece como a 2ª que mais cresceu no ranking das operadoras de saúde. A Unimed também foi reconhecida como a marca de plano de saúde mais lembrada pelos brasileiros, título recebido pela 28ª vez no Top of Mind da Folha. Outra importante conquista foi destinada ao presidente da cooperativa, Fernando Pinto, reconhecido pela revista Helthcare como um dos 100 profissionais de saúde mais influentes da década. 

Em 2021, um dos projetos encampados pela gestão é o de implementação da Atenção Primária à Saúde, baseado no médico de saúde da família que acompanha determinado grupo. A ação será viabilizada com a inauguração do Centro de Atenção Primária, com uma nova estrutura e produto direcionado, na avenida Prudente de Morais.

O grande projeto para esse ano, no entanto, é a obra do novo hospital inserido no Complexo de Saúde Unimed, previsto para ser entregue em até 3 anos. A fase de demolição foi iniciada em janeiro de 2021. Quando concluído, o novo hospital será totalmente digital, oferecerá aos potiguares 280 leitos, novo centro cirúrgico (14 salas de cirurgia) e UTIs. Haverá também um outro edifício, com 11 andares, para a instalação de consultórios e um moderno parque de diagnóstico. O resultado final trará melhorias no atendimento de pacientes clínicos, cirúrgicos e também no atendimento materno-infantil.

 

Pro-rata zerado

Dificuldade enfrentada, sistematicamente, ao longo dos últimos 23 anos, o Pro-rata consiste no rateio da receita pelas despesas. A atuação incansável da atual administração, junto a cooperados, colaboradores e conselhos, permitiu que a operadora reduzisse o índice de quase 31% em abril de 2017 para zero em setembro de 2018. Isso significa dizer que, com a queda progressiva deste percentual, foram repassados mais valores para os médicos cooperados. 

A conquista foi resultado de várias ações, entre elas o reposicionamento e articulação no mercado, o que levou a Unimed Natal a atingir mais de 200 mil beneficiários, apresentando um crescimento de carteira de 31%. Outro ponto importante foi o lançamento de um novo portfólio de produtos mais amplo e robusto. As iniciativas vão na contramão da crise que afetou empresas do setor da saúde suplementar nos últimos anos.

 

ENTREVISTA

Fernando Pinto, Diretor Presidente da Unimed Natal. Foto: Thiago Lima

O que representa o fim do Pro-rata para os médicos após mais de duas décadas?

Esse foi o maior desafio da nossa gestão, que foi acabar com o Pro-rata. Para quem não entende, consiste em um mecanismo de equilíbrio econômico-financeiro da cooperativa. Todos os meses, a Unimed precisava lançar mão desse dispositivo para poder fechar as suas contas. Isso significava que, se realmente as contas não ficassem fechadas do ponto de vista financeiro, eram subtraídos recursos da produção do médico cooperado para pagar as contas. Isso gerava uma série de prejuízos porque o profissional não sabia, no final do mês, quanto iria receber por uma consulta ou procedimento. Isso perdurou por 23 anos com média de 26%.

 

Como foi possível zerar o Pro-rata?

Isso só foi possível graças à adoção de medidas austeras de controle de custos administrativos e assistenciais. Isso fez com que a gente conseguisse, já no primeiro ano, em 2017, ter uma queda expressiva no Pro-rata e zerar em 2018. Já são dois anos e quatro meses que o Pro-rata está zerado e que implementamos um modelo de remuneração baseado em indicadores de qualidade assistencial. Isso incrementou mais recursos na remuneração dos profissionais.

 

O posicionamento de mercado da Unimed entre as operadoras de saúde alcançou marcas impressionantes. Como isso foi possível?

Quando iniciamos nossa gestão, fizemos um trabalho muito forte de treinamento de corretores, de envelopamento das corretoras e lançamento de um portfólio de produtos mais atrativos. Tivemos um crescimento bastante expressivo, passando de 132 mil vidas para  202 mil vidas, sendo hoje a  maior operadora de plano de saúde em Natal e RN, com quase 40% de mercado. Isso se deve à confiabilidade e credibilidade, que estão aí há 43 anos, e ao diferencial de qualidade na entrega de serviços aos nossos clientes. Além do modelo de gestão profissionalizada, implementada desde o início. Nós trouxemos técnicos em várias áreas, como de mercado, assistencial, administrativa e financeira. Isso permitiu um modelo de gestão  inovador.

 

Qual o maior desafio para a Unimed em 2021? É a pandemia de Covid-19?

Esse é um desafio para todos. Vivemos a maior crise de saúde pública e privada mundial e que, infelizmente, ainda não conseguimos controlá-la efetivamente. Desde março de 2020, a Unimed se preparou com vários serviços de suporte ao paciente com Covid-19. Implementamos teleatendimento, teleconsulta, telemonitoramento, um serviço exclusivo para atendimento aos pacientes com Covid-19, entregamos medicamentos que faltavam em farmácias, desde que prescritos, bem como ampliação dos leitos. Essas medidas fizeram com que passássemos pela primeira onda com segurança. Estamos acompanhando a segunda onda, em que os números não são tão altos e nem expressivos quanto a primeira. Temos um plano de contingência traçado caso os números venham a aumentar.

 

Investimento em cultura e esporte

Investir em cultura e esporte faz parte de quem a Unimed Natal é e do futuro que a cooperativa deseja para a cidade. Mais do que desejar, a Unimed coloca em prática ações de sustentabilidade social. A cooperativa apoia diversos tipos de eventos através da Lei de Incentivo Djalma Maranhão, em parceria com a Prefeitura de Natal.

Esse ano foram financiados 48 projetos nas áreas de música, dança e teatro, tornando-se a empresa que mais incentiva cultura e esporte no Rio Grande do Norte.

“Investir nessas áreas tem tudo a ver com saúde, uma coisa está atrelada a outra. Temos toda uma linha de cuidado que obedece às orientações da Unimed do Brasil com a campanha ‘Mude1Hábito‘, que estimula as pessoas a praticar atividade física, buscar uma alimentação saudável,  sempre com o intuito de viver mais e melhor”, ressaltou o presidente Fernando Pinto. 

Outro pilar de incentivo ao desenvolvimento social ocorre por meio da Organização da Sociedade Civil Atitude Cooperação. O projeto desenvolve ações nas áreas da educação, do lazer, da cultura e da cidadania. A organização, localizada no bairro de Felipe Camarão, busca identificar e viabilizar alternativas socioeconômicas e dar oportunidades aos jovens. A Atitude Cooperação foi fundada pelo Conselho de Administração da Unimed Natal, em 12 de setembro de 2006, com base nos princípios cooperativistas.

“A Atitude Cooperação completou 14 anos e ajuda jovens  e suas famílias a terem uma vida mais digna. Queremos, dessa forma, não só cumprir o nosso papel enquanto médicos  mas ampliar nossa visão de mundo e cumprir nosso papel enquanto seres humanos porque entendemos que, precisamos de apoio mútuo. E incentivá-los, principalmente através da música, do esporte e da dança a se sentirem parte do todo é uma grande ferramenta de inclusão social”, disse Fernando Pinto.

 

Pandemia

A pandemia de Covid-19 trouxe novos desafios à realidade dos brasileiros. Em Natal não foi diferente. Do cenário improvável surgiram novas ideias. A Unimed Natal colocou em prática um trabalho incansável em busca de oferecer o melhor aos clientes e profissionais que fazem parte da cooperativa. 

A “segunda onda” de coronavírus assustou, mais uma vez, os natalenses. Prontamente, os diretores da Unimed Natal colheram informações necessárias e aplicaram ações para abrigar os pacientes que poderiam ser acometidos com a nova forma do vírus. Os leitos de retaguarda do Hospital Unimed foram reativados e toda uma estratégia de monitoramento contínuo foi estabelecida para acompanhar a evolução dos casos.

“Quando tratamos de vidas, precisamos inovar. E quando digo inovar não digo apenas investir em tecnologia e em aprimoramento de ferramentas e processos. Inovar também é melhorar nosso Jeito de Cuidar, é ter o Foco Do Cliente, que é bem diferente de ter o Foco No Cliente. Queremos cuidar cada vez melhor de cada um, porque a nossa vocação, enquanto cooperativa médica, é levar saúde e cuidado sempre!”, concluiu o presidente da Unimed Natal, Dr. Fernando Pinto.

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