O Rio Grande do Norte recebeu, no início da madrugada desta quinta-feira (10), uma carga conta com 59.250 vacinas da Astrazeneca/Fiocruz.
Após decisão em reunião entre as secretarias estadual e municipais de saúde, nesta quarta (9), pela primeira vez, parte das doses recebidas será destinada ao público geral, sem comorbidades, de forma decrescente.
O lote recebido pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) foi direcionado à Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), para ser distribuído entre os municípios.
Neste primeiro momento, os municípios poderão abrir a vacinação por faixa de idade, de forma decrescente, e também devem incluir as lactantes com bebês até 6 meses nas prioridades.
Natal divulgou que começa nesta quinta-feira (10) vacinação de pessoas com 59 anos. Parnamirim, na região metropolitana, também imuniza pessoas com 59 anos. Já São Gonçalo do Amarante anunciou vacinação para pessoas a partir dos 57 anos.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o acordo feito na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) é de que a vacinação por idade seguirá em paralelo com as prioridades estipuladas no plano nacional de vacinação.
Ficou estipulado que, após reservada a cota dos profissionais da educação, metade do lote será para atender por faixa de idade e a outra metade de destinada à continuidade dos grupos prioritários.
G1 RN