A pandemia e o desenvolvimento da linguagem infantil


Com o avanço da pandemia, vimos a necessidade de mantermos o distanciamento social. Escolas, parques e todo tipo de ambientes recreativos precisaram ser fechados.

Dra. Amanda Guimarães, fonoaudióloga Instagram: @amandamagalhaesfono

Os pais que necessitavam trabalhar em casa, se viram diante de um dilema: “Como conciliar trabalho e os cuidados com as crianças?” A maneira mais eficiente de manter as crianças entretidas foram as telas de tablets, celulares e televisões. Em pouco tempo foi possível observar uma queixa recorrente nos consultórios de fonoaudiologia: “Meu filho está com atraso no desenvolvimento da linguagem”.

O uso de telas em excesso e a falta de estímulo social através do brincar e do interagir, podem interferir negativamente no desenvolvimento infantil.

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que o uso de telas só deva ser iniciado a partir dos 2 anos de idade, assim mesmo, com cautela.
As músicas e brincadeiras, assistidas na Tv, não possuem a mesma capacidade de estimulação que a interação entre crianças e adultos.Atrasos no desenvolvimento podem repercutir por toda a vida quando não tratados precocemente, por isso, vale ficar atento aos sinais de alerta e buscar apoio de um fonoaudiólogo com especialização em linguagem para acompanhar e proporcionar um desenvolvimento saudável da infância

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *