Além de dormir e treinar: veja 5 formas de diminuir o seu estresse


De brincar a criar um diário de gratidão no celular, há maneiras diferentes de conseguir relaxar corpo e mente

O estresse é um dos problemas mais comuns da vida moderna e geralmente a resposta para lidar com ele se resume a praticar atividade física, dormir bem e tentar alguma forma de meditação. Caso já tenha tentado tudo isso sem sucesso ou não consiga por alguma razão cumprir essas orientações, há, sim, alternativas.

Veja cinco formas diferentes de tentar controlar o estresse na sua vida:

1- Brinque

Um estudo publicado em março de 2013 com cerca de 900 estudantes universitários descobriu que aqueles que eram mais brincalhões tinham níveis mais baixos de estresse do que os mais sérios. Eles também eram mais propensos a usar estratégias de enfrentamento saudáveis focadas em seus estressores específicos, em vez de tentarem se sentir melhor evitando ou escapando de seus problemas.

Mas brincar de que? Se você tem uma criança em casa, ela pode ser uma boa desculpa para você se envolver em jogos e brincadeiras da sua infância. Montar um quebra-cabeça pode ser uma atividade relaxante, assim como se dedicar à pintura, desenho, um instrumento musical. Há também muitos jogos interessantes para adultos.

Um novo hobby como jardinagem, marcenaria ou tricô não deixam de ser uma forma de brincar para os mais velhos. Identifique o que funciona para você e, depois, certifique-se de abrir regularmente espaço na agenda para brincar.

2 – Desligue a cabeça

Sabe aquela vontade de ficar no sofá vendo bobeira na TV sem pensar em nada? Pode não parecer muito saudável, mas talvez seja exatamente o que precisa.

Atividades de lazer, como assistir televisão, podem ser úteis para pessoas que não conseguem desligar facilmente o cérebro e acham difícil meditar ou outras práticas de atenção plena, de acordo com Victoria Garfield, pesquisadora do Conselho de Pesquisa Médica para Saúde e Envelhecimento da University College London.

Apenas tenha cuidado para não abusar das telas uma hora antes de dormir, o que pode prejudicar a qualidade do sono.

3 – Suspire

Não é chegado a complexos exercícios de respiração? Esse é bastante simples: suspire.

Há um tipo específico de respiração, chamado de suspiro cíclico, que foi considerado o mais útil de todas as técnicas de respiração. Você inspira pelo nariz até sentir os pulmões meio cheios, faz uma breve pausa, inspira novamente para encher completamente os pulmões e, em seguida, expira lentamente pela boca.

Especialistas garantem que suspirar é uma forma simples de se acalmar e quando feito três vezes seguidas proporciona alívio imediato na ansiedade e estresse.

4 – Relaxe o corpo

Essa técnica é bastante popular e alterna ciclos de tensão e relaxamento muscular. “Ao tensionar seus músculos, você faz com que eles queimem através de moléculas ricas em energia e oxigênio. Isso provoca uma expansão temporária dos vasos sanguíneos, fornecendo nutrientes adicionais para seus músculos. O relaxamento repentino dá aos seus músculos um momento para se recuperarem, provendo um alívio maior do que antes”, explica o site Vigilantes do Sono.

Você pode fazer sentado ou deitado , geralmente começando pelos membros inferiores e terminando com o rosto.

É simples: tensione um grupo muscular (por exemplo, a parte superior da coxa) por 5 a 10 segundos, enquanto inspira. Depois, pare de uma vez, repentinamente, com a tensão. Espere de 10 a 20 segundos para relaxar e depois faça o mesmo com outro grupo muscular, por exemplo, os glúteos.

5 – Pratique a gratidão

Mesmo durante as dificuldades, praticar a gratidão pode reduzir o estresse e melhorar o humor, de acordo com estudos. Há várias formas de fazer, como manter um diário de gratidão no qual você anota algumas coisas todas as noites antes de dormir. Outra maneira é criar um álbum de fotos de gratidão em seu celular. As fotos podem ser de qualquer coisa, de pessoas queridas, momentos felizes, realizações, um lindo pôr do sol ou trocas de texto significativas. Em momentos estressantes, vá para esse álbum em vez de ficar nas redes sociais se comparando com falsas vidas perfeitas.

“O estresse restringe nosso foco, bloqueando a consciência de tudo de bom na vida”, diz Karmel Choi, professor de psicologia na Universidade de Harvard, à rede CNN. Mas “quando nos sentimos menos estressados, somos capazes de ampliar a nossa visão para perceber os momentos positivos e as diferentes oportunidades que nos rodeiam”.

JORNAL O GLOBO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *