Projeto voltado para estudantes auxilia no emagrecimento


O projeto de extensão da UFRN Grupo de Emagrecimento para Estudantes Obesos disponibilizada 40 vagas para participantes. Com duração de 12 semanas, a ação terá início quando as vagas forem preenchidas. As inscrições podem ser feitas pelo Sigaa e as atividades serão realizadas de forma on-line.

O Grupo tem como público-alvo os estudantes com vínculo ativo na UFRN, com idade entre 18 a 50 anos, com IMC acima de 30 (com ou sem comorbidades) e que tenham interesse em eliminar, em média, de 10 a 15 quilos num período de 12 semanas. A metodologia utilizada será a de Reprogramação do Estilo de Vida, com intuito de promover o emagrecimento de forma rápida e definitiva. A meta para o grupo, de 12 pessoas, é eliminar 500 quilos até o final do projeto.

Segundo o coordenador da ação, Matheus de Sena Anchieta, essa Reprogramação consiste na inserção de micro hábitos na rotina dos participantes que promovem alterações em sua fisiologia, combatendo assim as causas que geram o ganho de peso. “Sempre com baixo esforço e alto impacto, visto que trabalhamos com um ‘efeito dominó’ positivo. Uma pequena ação gera uma alteração hormonal, que leva a outra que leva a outra e isso irá combater o ponto que gerou o ganho de peso e estava dificultando sua perda”, explica.

Ele exemplifica uma das micro ações que podem auxiliar nesse tratamento: “Não usar o celular antes de dormir faz com que o corpo fique menos ativo na hora de dormir, melhorando a qualidade do sono”. Isso possibilita, destaca, que a pessoa acorde mais disposta, o que aumenta a vitalidade e o nível de atividade durante o dia, diminuindo os níveis de estresse e ansiedade, eliminando as compulsões alimentares.

Todas as ações do projeto (orientações, avaliações e acompanhamento) serão realizadas em um grupo do Telegram, onde os participantes poderão interagir entre si e com o coordenador a todo momento. Além desse acompanhamento 24h, será oferecido um bônus com aulas de Pilates e de Alongamento e Relaxamento, ambas on-line. A participação nessas aulas não é obrigatória, mas estará disponível para os participantes interessados nas práticas.

Os estudantes interessados em participar do projeto podem buscar mais informações no Canal de Telegram ou pelo telefone (84) 98839-9113.

UFRN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *