Ela não é recomendada em excesso para quem precisa controlar o consumo de potássio, carboidratos ou açúcares
A banana é uma das frutas mais procuradas pelo seu sabor e praticidade, apreciada por quem não tem muito tempo e aprecia o sabor desse alimento natural. Porém, devido às suas características nutricionais, algumas pessoas devem consumi-los com moderação ou até é contraindicado comê-las.
Ela é conhecida principalmente pelo seu teor de potássio. Este mineral é muito importante para o correto funcionamento de órgãos como coração e rins, bem como para a contração muscular e transmissão nervosa, segundo o Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos Estados Unidos.
Outra fonte oficial do país, o Departamento de Agricultura (USDA), aponta que uma banana normal contém 375 miligramas de potássio. Isso representa quase 11% da ingestão diária recomendada para um homem e 16% para uma mulher.
Quem deve evitar as bananas?
Mas apesar dos benefícios do potássio, há pessoas que devem controlar o consumo deste mineral. É o caso de quem tem doenças renais avançadas, e também de pessoas que tomam remédios para hipertensão ou problemas cardíacos, que podem ser afetados pelo consumo elevado de potássio. Nestes casos, embora os médicos concordem que é necessária uma boa quantidade deles para elevar os níveis deste componente de forma perigosa, é sempre melhor consultar um médico sobre o consumo regular desta fruta.
Outro risco observado pela American Heart Association (AHA) é que as pessoas acreditem que ao adicionar banana às sobremesas ou comê-las fritas estão ingerindo um alimento saudável.
“A maioria dos chips de banana são desidratados e fritos”, disse à instituição a professora Colleen Spees, que leciona dietética médica no Centro Médico da Universidade Estadual de Ohio, em Columbus, acrescentando: “Alguns são até revestidos por óleo ou xarope, o que representa uma grande contribuição. de açúcares adicionados, calorias e gordura.”
A própria banana também fornece muitos carboidratos, ponto que deve ser levado em consideração por quem segue uma dieta que busca evitar esse tipo de biomoléculas. De acordo com a AHA, uma banana média contém 26 gramas de carboidratos, quase o dobro de uma maçã média.
Um capítulo à parte é a possibilidade de sofrer alergias a frutas tropicais, incluindo bananas. Os sintomas dessas alergias podem variar de irritações leves a reações mais adversas. Aqueles com histórico de alergias alimentares devem estar atentos e procurar atendimento médico caso apresentem algum sintoma após consumi-los.
Além disso, para algumas pessoas com tendência a enxaquecas , comer bananas pode desencadear ou agravar dores de cabeça. Isto se deve à presença de tiramina, um aminoácido encontrado em certos alimentos que tem sido associado ao desencadeamento de enxaquecas em algumas pessoas sensíveis.